Moradores de rua de Osasco conseguiram regularizar diversos documentos no 1º Pop Rua Oz
A Justiça Federal organizou o 1º Pop Rua Oz, mutirão de entidades públicas para atendimento à população de rua, e a Receita Federal fez parte da ação social. O atendimento aconteceu entre os dias 25 e 27 de abril, no Ginásio Esportivo José Liberatti.
A analista tributária Renata Pinheiro participou dos atendimentos da Receita Federal. Ela disse que o pessoal do evento se empenhou: “havia servidores públicos e voluntários, muitas pessoas jovens, todos se esforçando para acolher essa população e resolver as pendências. As pessoas atendidas manifestavam muita gratidão quando conseguiam a expedição de algum documento, parecia um renascer, o papel era uma esperança de uma vida nova”, acrescentando que receberam muitos agradecimentos e algumas pessoas não se continham em lágrimas.
O delegado da Receita Federal em Osasco, Vicente Battista Junior, disse que se surpreendeu com a abrangência do evento e o número de serviços, entidades e órgãos municipais, estaduais, federais e da sociedade civil à disposição da população em situação de rua. “A gente sabe que a falta de documentos, como o CPF, é o menor dos problemas para quem está vivendo na rua, mas, para estas pessoas, a documentação regular é um símbolo poderoso”.
Renata espera por outros eventos como este. “Para que, de fato, muitas vidas possam se concretizar. Não podemos permitir que as pessoas deixem de acreditar”, completa.