Legislativo osasquense homenageia atleta de jiu-jitsu com deficiência visual
A deficiência visual e a pobreza não foram empecilhos para o atleta de jiu-jitsu Ivan Santos de Oliveira conquistar o mundo.
Faixa preta quarto grau na modalidade, o morador de Osasco é dono de conquistas importantes, como o Campeonato Sul-Americano, o terceiro lugar no Pan-Americano e a terceira colocação no Campeonato Mundial de jiu-jitsu para deficientes visuais.
A força e a dedicação do atleta foram alvo de uma Moção de Aplauso, aprovada pelos parlamentares na Sessão Ordinária da Câmara de Osasco da última quinta-feira (25).
O autor da Moção, vereador Paulo Junior (PP), contou um pouco da história do atleta, que conheceu o jiu-jitsu aos 18 anos e foi diagnosticado com glaucoma aos 20 – doença que o fez perder a visão pouco tempo depois.
Hoje com 44 anos, Oliveira é dono de uma carreira vitoriosa, construída com muita persistência e determinação. “Apesar de tantas negativas, Ivan continua acreditando, aproveitando as oportunidades e em busca de apoio para sua carreira esportiva”, justifica Paulo Junior.
O atleta espera que sua história possa alcançar o maior número de pessoas possível, a fim de motivá-las a não desistir dos objetivos, mesmo que obstáculos atrapalhem.
Atualmente, o atleta se prepara para competir no mundial de Abu Dhabi, no Oriente Médio, e participa como lutador da liga de Abu Dabhi da modalidade.