PV Osasco celebra Dia do Meio Ambiente com ato focado em soluções para poluição plástica

Relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) aponta que poluição plástica pode ser reduzida em 80% até 2040 se empresas fizerem mudanças profundas nas políticas e no mercado usando as tecnologias existentes. Gestores públicos devem investir mais em educação ambiental.  

Ambientalistas, ativistas, comunicadores, representantes de movimentos sociais, dirigentes partidários e militantes, professores e estudantes estão convidados a participar no sábado, 3 de junho, às 10h, no Calçadão da Antônio Agu, Centro de Osasco, da manifestação “Fechando a torneira: o mundo pode acabar com a poluição plástica”, organizada pelo diretório municipal do Partido Verde. 

“A expectativa é chamar atenção do maior número de pessoas possíveis sobre o problema do plástico e seu descarte incorreto. Gestores públicos, entidades, empresários e cidadãos têm papel fundamental na questão do descarte dos resíduos. O plástico é, hoje, um dos maiores poluidores do Planeta. Mudanças políticas podem reduzir a poluição plástica neste e nos próximos anos.”, resume Carlos Marx, ambientalista e presidente do PV local.  

O descarte incorreto de embalagens plásticas polui águas, contamina o solo e mata animais. Também prejudica a saúde humana e corrobora com o aquecimento global do clima. Estudos da ONU Saúde e Meio Ambiente demonstram que estamos ingerindo microplásticos ao comermos peixes e frutos do mar. A implantação de coleta seletiva em todas as cidades, ampliar o apoio e estimular a criação de cooperativas e/ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e investimentos em materiais de comunicação e educação ambiental são algumas alternativas apontadas por especialistas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.