Projeto Começar inicia nova turma em Osasco com mais de 200 pessoas

O Projeto Começar, da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (Setre) da Prefeitura de Osasco, inicia a quarta turma em julho com o atendimento de mais 200 pessoas. Voltado a jovens desempregados de famílias de baixa renda moradores da cidade, com idade entre 18 e 24 anos (negros ou pardos), atende ainda imigrantes, refugiados, mulheres vítimas de violência doméstica, população trans e travesti, mulheres egressas do sistema prisional e população em situação de rua. 

Os que são inseridos no projeto trabalham nas secretarias municipais para adquirirem experiência, fazem cursos de qualificação e depois são encaminhados à busca por vaga de emprego por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), via Portal do Trabalhador de Osasco.  

O projeto possibilita a vivência em ambiente laboral, com atividades práticas, formação, qualificação profissional e elevação de escolaridade, o que facilita a reinserção da pessoa no mercado de trabalho. 

Implantada pela Prefeitura em junho de 2021, a medida já atendeu nas três turmas anteriores 291 pessoas, das quais 196 finalizaram o projeto e foram certificadas e 71 se inseriram no mercado de trabalho formal.   

As inscrições para a nova turma se encerraram no dia 2 de junho e as 200 vagas disponibilizadas foram assim distribuídas: 100 vagas para jovens de 18 a 24 anos, negros ou pardos; 30 para pessoas em situação de rua; 20 para mulheres vítimas de violência; 20 para imigrantes e refugiados; 15 para mulheres egressas do sistema prisional e 15 vagas para a população trans/travesti. 

Além dos 11 cursos oferecidos pela Setre e outros em parceria com o Sebrae, o projeto também qualificou os participantes das turmas anteriores com cursos de salgadeiro, formação cidadã, pacote office, compostagem, marketing e eventos. 

Os interessados em participar do projeto no próximo ano precisam ficar atentos no portal e redes sociais da prefeitura em relação à abertura de novas inscrições, que devem ser feitas somente no Portal do Trabalhador, unidade Centro (Rua Fiorino Beltramo, 300, de segunda a sexta-feira, das 9 às 14h). Para participar, a pessoa precisa estar desempregada, ser moradora de Osasco há pelo menos 2 anos e pertencer a família com renda per capita de até meio salário-mínimo. 

O projeto dura 8 meses e os beneficiários têm atividades em dois períodos (manhã e tarde). Em um dos períodos prestam serviço nos órgãos ligados à Prefeitura e no outro participam de curso de qualificação profissional. Os contratados recebem bolsa-auxílio de R$ 800,00, vale-transporte (para distâncias acima de 3 km) e 15% do valor da bolsa para vale alimentação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.