Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social de Barueri participa de encontro Nacional de Qualidade de Vida
No dia 21 de junho (quarta-feira), a Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS) de Barueri, por meio da Diretoria Pró-Vida, participou do 23º Congresso de Stress da ISMA-BR (International Strees Manangement Association no Brasil). O evento é considerado o 3º melhor do mundo acerca do tema “estresse”.
O congresso aconteceu na cidade de Porto Alegre (RS), junto com o 25º Fórum de Qualidade de Vida no Trabalho e 15º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. A equipe da Diretoria Pró-Vida da SSUDS foi convidada para participar do painel como case de sucesso em “Boas práticas na segurança pública”.
Ações
No evento, a diretora e psicóloga da Pró-Vida, Maria Rita de Cascia Santos, falou sobre a implantação do programa na SSUDS em prol ao bem-estar dos agentes de segurança, assim como as ações aplicadas, como o ciclo de palestras sobre qualidade de vida, alimentação saudável, administração financeira e estresse, grupos de emagrecimento, ginástica laboral, dentre outras ações.
Projetos
No painel, Maria Rita apresentou os projetos em fase de desenvolvimento, como programas de acompanhamento ao agente envolvido em ocorrências potencialmente traumáticas, programas de preparação para aposentadoria, de acompanhamento e prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas e grupos de mulheres.
Biofeedback
A psicóloga falou sobre a participação dos agentes da SSUDS em atividades de pesquisa, por meio do método “Biofeedback de variabilidade de frequência cardíaca”, que mede a respostas do corpo em situações de estresse.
“Os dados mostraram que o teste alcançou os resultados esperados, pois o grupo de tratamento antiestresse conseguiu promover a autorregulação, diminuindo a frequência cardíaca máxima, melhora no desempenho, reduzindo as falhas procedimentais e o tempo de resposta”, explica a psicóloga.
Sobre a Pró-Vida
A Pró-Vida foi criada por meio da Lei Complementar 528, de 19 de maio de 2022, com objetivo de promover mais qualidade de vida aos agentes de segurança. É composta por uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, enfermeiro, educador físico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogos.