Ciclone extratropical: Defesa Civil divulga balanço de ocorrências e orienta população

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou balanço com as principais ocorrências registradas desde a quinta-feira (13) em razão das fortes rajadas de vento provocadas pelo ciclone extratropical formado no sul do país.

Com o deslocamento do ciclone extratropical em sentido ao oceano, a tendência para as próximas horas é de que os índices de velocidade média de vento diminuam.

Nesta madrugada de sexta-feira (14), o avanço de uma frente fria trazendo umidade implica na possibilidade de ocorrência de chuva para toda faixa norte do Estado. Além disso, a presença de um centro de Alta Pressão, localizado no norte da Argentina, direciona a entrada de uma massa de ar fria sobre a região, derrubando as temperaturas e garantindo assim a sensação de frio intenso na manhã de sexta-feira.

Até a manhã desta sexta-feira, o Corpo de Bombeiros recebeu 179 chamados para queda de árvores na Capital e Região Metropolitana de SP.

As maiores rajadas de vento foram registradas em São Miguel Arcanjo (81 km/h), Barueri (74 Km/h) e Cachoeira Paulista (72 km/h).

Os fortes ventos provocaram duas mortes no estado: uma mulher, de 80 anos, morreu no município de Itanhaém em razão de um choque elétrico provocado pela queda de um galho sobre a fiação de média tensão. Uma outra vítima, também mulher, de 24 anos, estava no interior de um veículo atingido pela queda de uma árvore, em São José dos Campos. Ela foi socorrida pelo SAMU e levada ao Pronto Socorro Municipal, mas não resistiu aos ferimentos.

Na capital, placas de revestimento de um prédio se soltaram em Cidade Monções, na zona sul de São Paulo. As placas caíram em um campo de futebol e não houve feridos. Agentes da CET e equipes da Polícia Militar interditaram as ruas próximas ao edifício para impedir a aproximação das pessoas ao local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.