Barueri abre agendamento para castração gratuita de cães e gatos

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), por meio do Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad), abre no dia 6 de setembro o agendamento para castração gratuita de cães e gatos a partir das 8h. O agendamento é feito totalmente on-line no portal da Prefeitura de Barueri.  

São disponibilizadas 250 vagas, sendo 80 para caninos fêmeas, 60 para caninos machos, 60 para felinos fêmeas e 50 para felinos machos. O agendamento durará até o encerramento das vagas, algo que costuma ser muito rápido. A equipe responsável pelo agendamento solicita aos interessados que acompanhem e insistam nas tentativas, devido a intensa procura pelo serviço. Somente pessoas acima dos 18 anos podem realizar o agendamento.  

Requisitos 

O tutor deverá possuir o Registro Geral Animal (RGA) de seu pet em mãos, ao qual o CPF e o endereço de e-mail do responsável deverão estar atrelados. O RGA pode ser obtido através do Portal Pet, gratuitamente. Vale lembrar que o RGA é exclusivo para animais residentes em Barueri. Para ser castrado, o animal deverá pertencer à faixa etária entre 7 meses e 7 anos. 

Quem estiver conduzindo o pet deve ter 18 anos ou mais, condições de conter o animal e dispor de todas as informações sobre o histórico de saúde do pet. É solicitada a presença de um acompanhante por animal. Cães devem portar focinheira e ser conduzidos por coleira e guia; gatos devem ser transportados em caixas de transporte adequadas. Após a cirurgia é necessário seguir todas as orientações pós-cirúrgicas. 

Após o agendamento 

O dia, horário e local do procedimento cirúrgico será informado durante o processo de agendamento. O tutor deverá imprimir, ler, assinar e apresentar o documento no dia do procedimento. É imprescindível também seguir os procedimentos pré-cirúrgicos para que o animal possa ser castrado com segurança. Se essas medidas não forem seguidas, o animal não será esterilizado. Não será atendidos animais que não estiverem agendados. 

O secretário da Sema, Marco Antonio de Oliveira (Bidu), alerta que seguir os procedimentos pré-cirurgicos garante que o pet tenha uma cirurgia mais tranquila. “Quando colocamos as orientações é para que os tutores possam preparar seus pets para a castração, evitando que tenham alguma intercorrência nesse período, zelando pela vida e o bem-estar dos animais”, ressalta.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.