Vacinação contra raiva será ampliada em Barueri no mês de setembro

28 de setembro é o Dia Mundial de Combate a Raiva e a Prefeitura de Barueri, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses de Barueri (DTCZ), da Secretaria de Saúde, para celebrar a data, ampliará o atendimento do Posto Fixo de Vacinação contra a raiva do município durante o mês de setembro.  

O atendimento, que ocorre sempre às segundas e quartas feiras, durante este mês atenderá também às terças-feiras. O horário é o mesmo para todos os dias: das 9h às 11h e das 13h às 15h30. Portanto, serão três dias da semana para atualizar a vacina de seu pet.  

O DTCZ fica na rua Anhanguera, 200 – Vila São Francisco. É importante comparecer ao local dentro dos horários informados. A aplicação fica disponível até o esgotamento das doses. Não precisa agendar. 

Combate à raiva  

A raiva é uma doença fatal que pode ser transmitida às pessoas por meio da mordida ou arranhadura de cães e gatos infectados pelo vírus rábico. A vacinação de cães e gatos é essencial para a prevenção contra a doença. 

Orientações  

A vacina pode ser aplicada em cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que saudáveis. Animais doentes, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. Fêmeas com prenhez (gestação) suspeita ou confirmada não devem ser vacinadas.  

Os pets devem ser conduzidos por pessoas responsáveis (maiores de idade) e com capacidade de conter o animal. Os cães bravos ou mordedores, de qualquer espécie, especialmente das raças “pit bull”, “rottweiler” e “mastim napolitano”, conforme a Lei Estadual 11.531 de 11 de novembro de 2003, devem utilizar focinheira. 

Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança, evitando acidentes e fuga do animal, já que o DTCZ está localizado próximo à linha de trem e à avenida principal. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4198-0424 e (11) 4198-5679. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.