Atleta de Breaking representa Barueri na maior competição universitária da América Latina
O jogos do JUBs, maior competição universitária da América Latina acontecem de 8 a 21 de outubro na Cidade de Joinville, em Santa Catarina. Serão mais de 5 mil atletas de todo o Brasil se deslocando para esse grande evento. A competição é realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Prefeitura de Joinville e Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU).
Diretamente da capital de São Paulo, representando o Breaking, nova modalidade olímpica de Paris 2024, está o atleta Marcio Vinicius Nunes de Souza (18), conhecido como B-Boy Marcin, estudante de Educação Física da Faculdade Católica Paulista e integrante da Crew Dream Kids Brazil. Marcin é um dos grandes nomes da nova geração do Breaking Brasileiro. Filho de uma enfermeira e de um serralheiro, começou a dançar com 7 anos. Se destacou em eventos como: Brazil Battle Pro (GO), onde foi tri-campeão, Rival vs Rival (SP), 2º lugar no mundial Dance Summer Camp, em Portugal, participação no Lille Battle Pro, na França. Em 2020, perdeu a mãe vítima de Covid-19.
Tem sido por meio do Breaking que o estudante tira forças para seguir em frente, para treinar e lutar por seus sonhos e objetivos. Esse ano na Cidade do Rio do Janeiro ficou no Top 8 no campeonato de breaking Red Bull BC One, que é a maior e mais prestigiada competição de breaking 1×1 do mundo. E na Cypher São Paulo ficou no Top 16. Marcin vem se destacando por ter uma dança limpa, por misturar o que era feito no passado com o presente, unindo movimentos acrobáticos de impacto e explosivos junto com sua dança. O ser completo não é algo desejável mas uma necessidade nos B-Boys e B-Girls de hoje em dia que pretendem competir em todos os cantos do mundo e almejar pódios! Sobre sua participação no JUBs ele declara: “É uma grande oportunidade de mostrar e defender a minha dança. O Breaking já é uma realidade olímpica e precisa estar também nas competições escolares e universitárias pelo mundo. Esse ano teve Gymnasiade no Rio de Janeiro para os mais novos onde o Breaking brasileiro chegou nos primeiros lugares e agora o JUBs em Joinville para os universitários, onde estarei e vou fazer o meu melhor defendendo a minha dança! Esse diálogo com a nova geração é muito importante e deixa claro que o futuro já chegou! Estou feliz de participar!”, conclui.
Sobre o evento, o diretor de Esportes e Eventos da Confederação Brasileira de Desporto Universitário, Alessandro Gomes, declarou: “a expectativa é de um grande evento esportivo em Joinville. Estarão aqui, durante 15 dias, atletas universitários dos 27 Estados do Brasil. Serão disputadas dezenas de modalidades esportivas, com cerca de cinco mil participantes. O impacto econômico na cidade será significativo, com investimentos diretos em torno de R$ 10 milhões”. Para o secretário de Esportes de Joinville, André Mattos, é possivel comparar o JUBs aos jogos Pan-Americanos. Ele explana: “Em números absolutos, o JUBS equivale a sediarmos os Jogos Pan-Americanos. Mas, além do grande impacto econômico e turístico, também é uma estratégia de fomento ao desporto universitário local.A captação do JUBS contou com o apoio do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau”.