Casaviva realiza mutirão de conscientização ambiental em Osasco no Dia Mundial da Limpeza

Poluição plástica ameaça animais terrestres e marinhos. Pesquisa da ONU Meio Ambiente aponta que, aproximadamente, 8 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos e, até 2050, estima-se que 99% das aves marinhas terão ingerido plástico. 

O coletivo Casaviva – cultural e ambiental realizará mutirão de limpeza e conscientização em celebração ao Dia Mundial da Limpeza. O mutirão será neste sábado, 16 de setembro, das 9h às 12h, com concentração na Avenida dos Autonomistas, 1828 (frente à Decathlon e ao lado do Super Shopping).  O coletivo convida ONGs, igrejas, associações, lideranças, artistas, estudantes e demais pessoas para participar e abraçar essa causa. A destinação incorreta do “lixo” no meio ambiente é uma das principais causas das mudanças climáticas.  

“No mutirão vamos divulgar os EcoPontos, Mini EcoPontos e os Pontos de Entrega Voluntária. Também, vamos recolher recicláveis, principalmente o plástico que é o maior vilão da natureza. Precisamos tirar do aterro sanitário municipal os recicláveis e diminuir o desperdício de alimentos para também combater a poluição e prolongar a vida do aterro. Essa ação é uma forma de alertar toda sociedade. Nosso objetivo é sensibilizar, conscientizar e motivar a população para ações voltadas para um planeta mais limpo e sustentável. Nosso desafio é mudar essa cultura de jogar lixo no chão e descartar resíduos de forma incorreta.”, resume Carlos Marx, coordenador do coletivo Casaviva. 

Dentre as ações para combater as mudanças climáticas estão a instalação/ampliação de coleta seletiva e de EcoPontos. Também, evitar o plástico descartável (copos, pratos, talheres, embalagens, sacolas). Segundo resultado de análise de pesquisadores da Universidade de Hull, no Reino Unido, o microplástico se infiltrou na água e no solo indo parar nos alimentos (frutas, legumes, verduras, peixes). Substâncias encontradas no plástico estão relacionadas a uma série de problemas de saúde como câncer e doenças cardíacas. 

Casaviva Osasco – contato: WhatsApp (11) 99652-8199 / casavivaosascosp@gmail.com 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.