Outubro Rosa: Barueri valoriza a prevenção o ano todo 

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Mulher, realizou na segunda-feira, dia 2, no Espaço Mulher Ruth Cardoso, a abertura oficial da campanha Outubro Rosa que neste ano tem como tema: “Um mês para lembrar, o ano todo para prevenir”. A campanha visa a conscientização do combate ao câncer de mama. 

Com a presença de autoridades e das pérolas rosas (como são chamadas as mulheres que enfrentam o câncer de mama), a abertura lembrou o engajamento da cidade em prol do combate à doença por meio de acesso a informações e acolhimento oferecidos pelo Núcleo de Combate ao Câncer de Mama (NCCM) e pelos serviços disponíveis na rede municipal de Saúde.  

“Trata-se de uma linda campanha realizada com o apoio de um governo que se preocupa em combater a doença, não apenas em outubro, mas de janeiro a janeiro”, declara a secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza.  

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan, fez questão de reforçar a importância do diagnóstico. “Ninguém melhor do que as pérolas e do que eu, com o problema de saúde do meu filho, para falar da importância do diagnóstico precoce. Quando diagnosticamos cedo, o tratamento é muito mais leve e menos doloroso. Falar de prevenção, é falar de vida”, disse Sônia lembrando que seu filho passa pelo tratamento contra o câncer.  

Mais exames  

O secretário de Saúde, Milton Monti, enfatizou os serviços de Saúde que contam com equipamentos de alta qualidade e afirmou que no mês de outubro a rede contará com a ampliação de exames.  “Nosso serviço de Saúde é um dos melhores do Estado, talvez um dos melhores no País. Durante o mês de outubro, vamos dar um upgrade no número de exames colaborando com a campanha, além de termos uma programação especial em toda a rede com o foco na prevenção”, afirma.  

Pérolas 

A guarda de patrimônio, Rosana Medeiros dos Santos, 38 anos, fez o autoexame, identificou um nódulo na mama, procurou ajuda e recebeu o diagnóstico em abril deste ano. A servidora passa pelo tratamento e encontra apoio no NCCM. “Estou gostando muito do Núcleo, principalmente pela troca de experiência com as meninas, porque todas já tinham passado ou estavam passando por esse processo. A minha dúvida maior era em relação à cirurgia e todas me acalmaram. O atendimento da equipe é muito acolhedor”, disse Rosana.  

Programação 

As ações serão realizadas ao longo do mês com iluminação rosa de prédios públicos, atividades ligadas ao esporte, saúde e bem-estar, além de palestras com especialistas também fazem parte da programação. Haverá a ampliação no número de mamografias realizadas no Centro de Diagnóstico pela Secretaria de Saúde. Para saber mais, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. 

Neste ano, a campanha também arrecadará maquiagens para as integrantes do NCCM com objetivo de resgatar a autoestima dessas mulheres. Para fazer a sua doação, procure a Secretaria da Mulher, que fica na avenida Sebastião Davino dos Reis, 756, Vila Porto.  

Confira a seguir a programação completa: 

Data 
 
Horário Ação  Endereço 
02 a 31/10  10h  Palestra na sala de espera e aumento da oferta de Papanicolau  UBS Raquel Sandrini Ruela 9 (rua Giovani Attllio Tolaini, 37, Jardim Maria Helena)  
05/10 08h Roda de conversa UBS Elisabeth Izilda Duleba 
05/10 10h Palestra UBS Benedito de Oliveira Crudo (atendimento no Centro de Especialidades, situado na rua Benedita Guerra Zendron, 225 – Vila São João. 
05/10 11h Palestra UBS Dr. Luiz Fernando Nardy (estrada Dr. Cícero Borges de Morais, 2.840. Barueri) 
06/10 8h e 19h Zumba Rosa Academia de Ginástica Artística (na rua Ricardo Peagno, 44, Jardim Belval) 
06/10 10h Palestra UBS Hermelino Liberato Filho (Arena Barueri rua Santos Dumont, s/n, portão 14, Jardim Belval. 
06/10 10h Roda de conversa UBS João Siqueira (rua Canal da Mancha, 259 – Jd. Reginalice) 
09/10 09h às 12h e 13h às 15h Espaço Estética SM Beleza e cuidados com as Pérolas Rosas 
10/10 09h às 12h Solidariedade em Mechas Secretaria da Mulher 
11/10 10h e 14h Palestra Secretaria da Mulher 
11/10 13h Palestra 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.