Cras e UBS do Jardim Mutinga promovem palestra lúdica sobre saúde bucal

Uma parceria entre a UBS (Unidade Básica de Saúde) Amaro José de Souza e do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), ambos do Jardim Mutinga, teve como resultado uma manhã muito proveitosa e esclarecedora sobre saúde bucal. A ação aconteceu no Cras do bairro na terça-feira, dia 31, por iniciativa da assistente social da UBS. Viviane Pina, e da coordenadora do Cras, Regiane Curvelo. 

A palestra foi proferida pela cirurgiã-dentista Renata Mendes Orsi, ortopedista funcional dos maxilares, da UBS do Jardim Mutinga. Ela desenvolveu um conteúdo interativo envolvendo várias personagens infantis (Shrek, Bart Simpson, Bob Esponja etc.), o que provocou uma maior interação das crianças acompanhadas de seus responsáveis na plateia. 

“Escolhemos esse último dia do mês em alusão ao Dia da Criança (12 de outubro) e ao Dia Nacional do Cirurgião-Dentista (15 de outubro)”, revela Renata, que teve o apoio da “Fada dos Dentes” (a cirurgiã-dentista Juliana Sanches); da “Fada Sininho” (Gabriela Carvalho, agente comunitária de Saúde); da bruxinha Wanessa Reis (auxiliar em Saúde Bucal), servidoras da UBS, e do palhaço “Doutor Madruga” (voluntário, morador do bairro).  

Saúde dos dentes 

O conteúdo abordado tratou dos hábitos nocivos à dentição e aos maxilares (chupar o dedo e uso de chupetas, que podem encaminhar a criança ou mesmo o adulto a uma cirurgia de correção); alimentos açucarados e dos equipamentos necessários para uma boa escovação (escova, pasta de dentes, fio dental e enxaguante bucal). 

Também foram citados o desconforto acarretado pela falta de higiene (acidez na boca, dor de dente, prejuízo ao esmalte, cáries, “bafo de dragão”, ou melhor, mau hálito), perda dos dentes; a maneira correta de escovar (movimentos circulares nos dentes e higienizar também a língua) e a frequência ideal de escovação (de três a quatro vezes por dia). 

A cirurgiã-dentista também orientou a não engolir a espuma formada pela pasta de dentes. “O flúor contido no creme dental protege o esmalte, mas é prejudicial ao organismo”, alertou ela após a exibição de um vídeo musical estrelado por Mickey Mouse. 

Dr. Madruga assumiu o microfone e sua guitarra após o aprendizado e cantou vários sucessos. “Baile dos Passarinhos”, de Gugu Liberato; “A Pulga e o Percevejo”, de Gilliard; “Ilariê” e “Doce Mel”, de Xuxa, e outras.  

A Manhã terminou com um lanche servido às crianças e aos pais. Houve a recomendação de que todos escovassem os dentes ao chegar em casa já usando a escova e o creme dental distribuídos aos presentes.  

Todas as crianças foram sorteadas e puderam escolher seus brindes. As meninas optaram pelas bonecas “Ana Clara” e “Totsy” ou ainda por um kit de maquiagem “Style Briefcase”; os meninos preferiram caminhonetes e retroescavadeiras acopladas a caminhões. Todos os sorteados também foram contemplados com um conjunto de desenhos para colorir. Os brinquedos foram doados pela Secretaria de Saúde. 

“Nosso objetivo é promover uma ação extramuro para que as crianças que já têm atividades aqui no Cras aprendam a cuidar da saúde bucal e que fortaleçam a convivência e seus vínculos”, arrematou Viviane.

Mãe zelosa 

Karina de Miranda Sobrinho, moradora do Jardim Mutinga há cerca de 11 anos, teve que ajudar os filhos Ray e Ryan (gêmeos de 10 anos), Richard, de nove, e Rafael a carregar os brindes. “Foi muito boa a palestra. Aprendi muita coisa e eles também. Todos estudam no Nestor de Camargo e fazem grafite aqui no Cras do Mutinga. Está sendo muito positivo pra eles e pra toda a família”, revelou. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.