Idosos x calor: confira dicas de cuidados para os dias quentes

Ar seco e clima quente podem ser prejudiciais para a saúde, por isso alguns cuidados são indispensáveis

Dias quentes tornam-se cada vez mais comuns com a proximidade do verão e altas temperaturas são sinônimos de muito sol, calor e ar seco, o que requer atenção especial para manter a saúde em dia, principalmente de quem já está na terceira idade. Como forma de prevenção, Janaína Rosa, coordenadora técnica da Home Angels, maior rede de cuidadores supervisionados da América Latina, listou importantes cuidados para prevenção e bem-estar dos idosos durante essa estação.

Hidratação sempre

Fundamental para um bom funcionamento do organismo, além de hidratar, a água é

indispensável também para regular as temperaturas corporais. “Os idosos possuem

grande tendência à desidratação. Por isso, é aconselhável criar o hábito de ingerir líquidos mesmo sem estar com tanta sede. Com as temperaturas elevadas, é recomendado incentivar a pessoa idosa a ingerir um copo de água de hora em hora e, uma ótima estratégia para intercalar durante o dia é investir em água saborizada e sucos naturais”, ressalta.

Protetor solar sempre!

Seja em dias quentes ou não, o protetor solar é um item indispensável. Por isso, atenção ao fator e ao tempo de exposição direta ao sol. “Idosos possuem a pele mais fina, o que requer mais cuidados de hidratação e de proteção. Por serem mais sensíveis, são suscetíveis a mais doenças de pele. Cuidados básicos com exposição ao sol e  reaplicação do produto devem ser tomados para que a pele fique protegida. Cerca de 15 minutos  diários de exposição ao sol é o ideal, entre 10h e 10h30 ou 16h e 16h30já que neste período há  menor incidência de raios ultravioletas e, ao mesmo tempo, auxiliam na produção de vitamina D”, afirma a coordenadora.

Alimentação balanceada

Além de muito líquido, alimentos leves são os mais recomendados. “Frutas e verduras costumam ajudar bastante, já que muitas pessoas perdem um pouco do apetite nessas estações do ano. Consumir alimentos de fácil digestão deve ser prioridade, então o recomendável é bastante líquido  e refeições com fartura de verduras e legumes”, completa a coordenadora lembrando que outros cuidados que ajudam na estação mais quente do ano incluem vestimenta adequada a temperatura, banhos diários e redobrar a atenção com ar condicionado e ventiladores diretamente ao idoso, evitando a mudança brusca de temperatura. 

Sobre a Home Angels

A Home Angels surgiu em 2009 da união de ideias dos empresários Artur Hipólito e Marco Imperador. Os sócios perceberam que, com o aumento gradual da expectativa de vida da população brasileira, havia um mercado em potencial ainda inexplorado: uma rede de franquias de cuidadores de idosos. A rede é pioneira no segmento e se consolidou no mercado rapidamente, tornando-se referência como a maior rede de cuidadores de idosos da América Latina. As unidades Home Angels prestam serviço de excelência em assistência física e emocional, tendo sempre um atendimento supervisionado e personalizado aos assistidos e suas famílias. Para mais informações clique aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.