Barueri forma Agentes Multiplicadores de Defesa Civil 2023 

Com a presença de autoridades civis, militares, alunos e familiares, a Prefeitura de Barueri, por meio da Coordenadoria de Proteção de Defesa Civil, ligada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), realizou na quarta-feira, 22, no Centro de Eventos (Vila Porto), a solenidade de formatura de 170 alunos da 8ª edição do programa Agentes Multiplicadores de Proteção e Defesa Civil 2023. 

O programa deste ano foi iniciado no dia 15 de maio e aplicado mais uma vez em parceria com a Secretaria de Educação a estudantes do 5º ao 8º ano da Emef Professor José Domingos da Silveira (Jardim Mutinga), Emef João de Almeida Lemos (Jardim Paraíso), Emef João Tibúrcio Silva Filho (Chácaras Marco), Emef José Leandro de Barros Pimentel (Jardim Silveira) e Emef Osvaldo Batista Pereira (Recanto Phrynéa). 

Tem como objetivo disseminar conhecimentos, na esperança de que os alunos sejam multiplicadores na construção de uma sociedade mais consciente sobre a percepção de risco, desenvolvendo sua capacidade, aumentando a resiliência nas comunidades e reduzindo a vulnerabilidade.  

Aulas de cidadania 

Durante o programa, os alunos participaram de aulas internas, sendo: apresentação e introdução à Defesa Civil / redução de risco e desastres; noções de primeiros socorros; família e sociedade – ética e cidadania; como agir em caso de incêndio; combate às arboviroses e Covid-19; cidadania no trânsito – direitos e deveres; o valor do sorriso; fragilidades e potencialidades do uso do solo – captura e recolhimento de animais; desfile cívico, IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e gravidez precoce; principais causas de acidentes de trânsito e sinalizações.  

Os estudantes foram a campo conhecer problemas relacionados ao lixo, na Cooperyara (Jardim dos Altos); visitaram o Parque Ecológico do Tietê – Barueri, a SSUDS, no Jardim dos Camargos, o 18º GB (Grupamento de Bombeiros), e a Defesa Civil Estadual – Acervo do Palácio dos Bandeirantes, na Capital. 

Os trabalhos foram acompanhados e supervisionados pelo coordenador de Proteção e Defesa Civil de Barueri, coronel Roberto Lago; pelo coordenador adjunto, major Robson Dias Pereira; pela diretora de projetos da Secretaria de Educação, Maurylaine Almeida Oliveira, e executados pela idealizadora do programa e diretora do Departamento de Gestão e Risco de Desastres, Fabiana Queiroz Aquino; pelos agentes Luciana Leles, Adair Liberato, Igor Reis e Nicolas Bezerra. 

O projeto recebeu o apoio de representantes das Secretarias de Educação, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Família, Saúde, Mobilidade Urbana, Gabinete e Governo; GCM (Guarda Civil Municipal) e Divisão da Guarda Ambiental; 18º Grupamento de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Defesa Civil Estadual e Curadoria do Acervo Artístico dos Palácios. 

O coronel Lago agradeceu a todos os envolvidos, parabenizou os formandos, ressaltou que o programa já soma 1.600 atendidos e foi reconhecido pela Defesa Civil Nacional este ano. “Tivemos a grata satisfação, e isso é muito importante para a cidade. O nosso objetivo é passar noções de prevenção. Este programa é multidisciplinar e só tem sucesso porque é uma tarefa baseada em princípios da Defesa Civil”, disse Lago. 

Defesa Civil Somos Todos Nós!  

O evento contou com homenagens aos profissionais envolvidos e apoiadores e entrega de certificados. Os alunos apresentaram as principais manobras de primeiros socorros, entoaram o grito de guerra “Defesa Civil Somos Todos Nós”, fizeram o juramento da formatura, por meio de texto lido pela estudante Lua Lorenna Pinto Nascimento, do 7º ano da Emef Osvaldo Batista Pereira, e deram depoimentos sobre todo o aprendizado ao longo do programa.  

Experiência transformadora 

Para Sabrina Batista da Silva, aluna do 6º ano da Emef Leandro Pimentel, a experiência foi transformadora. “Com certeza contribuirá para a adulta que me tornarei no futuro. A Defesa Civil me ajudou não só a adquirir conhecimento, mas também a ganhar mais confiança. Estou imensamente satisfeita por tudo que vivi. Foi uma jornada intensa, mas extremamente gratificante. Experiências que vão permanecer comigo para sempre”, garante a jovem.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.