SDPD ganha sinal próprio em Libras 

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), no dia 24 de novembro realizou a 2ª edição do Café com Libras, projeto que tem o objetivo de aproximar a comunidade surda das ações da Pasta, por meio de bate-papos e trocas. No evento também aconteceu a escolha do sinal em Libras (Língua Brasileira de Sinais) da SDPD. 

“O Café com Libras é mais uma forma de inclusão e aproxima ainda mais a comunidade surda da Secretaria, onde estão se sentindo cada vez mais acolhidos pelas ações da Prefeitura. Uma dessas iniciativas é a implantação do Icom Libras”, lembra o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (professor Carlinhos), sobre a plataforma on-line de Central de Libras com tradução simultânea. 

SDPD em Libras 

Durante o encontro, integrantes da comunidade surda enviaram vídeos para a SDPD com a sua sugestão de sinal. Ao todo, 12 vídeos foram encaminhados e três deles indicados como finalistas, sendo escolhido o sinal sugerido pelo morador do Jardim Belval, Anderson de Souza Silva. 

Segundo Anderson, o sinal representa a característica de amparo da Secretaria. “É um lugar onde a pessoa com deficiência encontra apoio em tudo”, disse ao explicar o sinal criado. Acesse a página do Facebook oficial da SDPD e confira o novo sinal.  

O evento também contou com a palestra do massoterapeuta Carlos Alberto Santana Júnior, que tem surdo-cegueira, e contou que recebeu aos sete anos o diagnóstico da síndrome de Usher, caracterizada pela perda auditiva e perda progressiva da visão.  

“Criei meios de me comunicar, aprendi Libras ainda criança e a Libras tátil. Assim como o método de comunicação háptica que ajudei a trazer ao Brasil, após participar de um congresso nas Filipinas”, compartilhou Carlos sobre um método de comunicação não verbal pelo toque nas partes neutras no corpo, como costas, braços e pernas.  

Acompanhe também pelo Facebook e Instagram da SDPD e fique sabendo dos próximos encontros do Café com Libras. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.