Férias: vai ficar em casa ou viajar com seu pet? Veja dicas para esse período!

Vacinação em dia previne o contágio entre um animal e outro ou mesmo entre um animal e pessoas, no caso de zoonoses

O período de férias é de alegria, descontração e brincadeiras para as crianças. Com os pequenos em casa por mais tempo, o contato com os animais de estimação aumenta, por isso é importante estar atento aos cuidados básicos de saúde dos pets. A vacinação promove a saúde dos animais, concedendo mais qualidade de vida, e previne as zoonoses.
 

As zoonoses são doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos e vice-versa. Manter a carteira de vacinação dos pets atualizada é a principal forma de prevenir essas situações, que podem ocorrer de forma direta, principalmente por meio do contato com secreções (saliva pela mordedura, sangue, urina, fezes) e prevenir a transmissão de raiva, leptospirose e giardiose.
 

Além de ser um ato de amor para com os bichos, a vacinação é uma responsabilidade de saúde pública. Existem vacinas obrigatórias e complementares, e o veterinário é quem vai definir o melhor protocolo para o seu animal de companhia.
 

Vou viajar, mas meu pet fica enjoado no trajeto. O que devo fazer?
 

O enjoo do movimento é frequente nos animais e pode ocasionar vômito. Alguns podem não apresentar o problema, mas outros podem passar mal até mesmo em viagens curtas.
 

“Esse tipo de enjoo acontece porque o balanço do veículo afeta o funcionamento do sistema vestibular, localizado no ouvido do animal e responsável pela manutenção do equilíbrio” disse a gerente de serviços técnicos de Animais de Companhia da Zoetis, Thalita Lopes de Souza.
 

Para minimizar os riscos do enjoo do movimento, recomenda-se que o tutor administre medicamento e não dê grande quantidade de comida ao animal antes da viagem.
 

Se essa é uma ocorrência no pet, a Zoetis tem em seu portfólio Cerenia, medicamento que evita o vômito causado pelo enjoo do movimento e proporciona tranquilidade ao animal e ao seu tutor, durante a viagem.

Lembre-se de que qualquer tratamento deve ter o acompanhamento de um médico-veterinário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.