Motorista por app reage a assalto com carro em movimento, ‘fecha’ moto e derruba ladrões em Osasco
Caso foi registrado por duas câmeras acopladas no carro. Situação ocorreu em Osasco, na Grande SP, na madrugada de terça-feira (16) e viralizou nas redes sociais.
Um motorista por aplicativo evitou um roubo ao derrubar uma dupla de ladrões de moto na região do bairro Rochdale, em Osasco, na Grande São Paulo, enquanto o carro ainda estava em movimento. O vídeo viralizou nesta terça-feira (23). O caso ocorreu na madrugada de terça e foi registrado por duas câmeras acopladas no veículo (assista acima).
O motorista, de 52 anos, que não será identificado, contou que levava um passageiro para a região quando dois homens em uma moto, que já tinham passado perto dele, anunciaram o assalto. Era cerca de 3h da madrugada, e eles estavam na Rua Águas de São Pedro.
Os vídeos registraram quando o motorista e o passageiro conversavam. Sem espaço entre a moto e o carro depois de anunciarem o crime, a dupla não conseguiu desviar de outro automóvel estacionado e bateu.
As vítimas seguiram o trajeto e poucos minutos depois se depararam com uma viatura da Polícia Militar. No entanto, o caso não foi comunicado à PM e nem foi feito boletim de ocorrência.
“Não pensei em nada. Só foi muito rápido. Saí dali meio que cantando o pneu, conheço tudo ali. Eu devia ter voltado com a viatura, mas estava com passageiro, fica meio complicado. Aí levei o passageiro [para o destino]”, lembra.
O motorista contou que trabalha como motorista por aplicativo desde 2020, quando ficou desempregado. Ele disse que essa foi a primeira vez que passou por uma tentativa de assalto na função.
O carro, que é alugado com pagamento semanal, ganhou alguns riscos e ficou com um amassado na lateral.
O caso deverá ser registrado na delegacia e investigado nos próximos dias pela Polícia Civil.
Por telefone, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que é importante que casos semelhantes sejam registrados. Com os dados, as forças policiais conseguem remanejar efetivo e apurar as situações. A pasta aconselhou que nunca se reaja a assaltos.
Os dados da SSP apontam que, até novembro de 2023, foram registrados 33.890 roubos e 86.735 furtos de veículos no estado. Os números consolidados de dezembro e do ano passado completo ainda não foram divulgados. Em todo o ano de 2022, 41.721 veículos foram roubados e 96.662, furtados.
Considerando-se apenas as cidades da Grande São Paulo, e excluindo a capital, foram 11.211 roubos de veículos e 22.093 furtados até novembro de 2023. Em 2022, foram 25.038 registros de veículos furtados em 12 meses, e 14.596 roubados.