Carnaval de tradição familiar em Santana de Parnaíba terá matinês, blocos de rua e desfiles

A Prefeitura de Santana de Parnaíba inicia no dia 27 de janeiro (último sábado de janeiro), a realização do carnaval de grande tradição familiar, repleto de história, cultura, cores vibrantes, bonecões e cabeções gigantes, produzidos de geração em geração. Durante nove dias de evento, os turistas poderão se divertir com os foliões da cidade em ações gratuitas como matinês, muito samba com blocos especialistas em carnaval de rua, desfile de personagens, e exposição em espaço cultural.

Um dos diferenciais do carnaval parnaibano, que perdura há décadas, é a participação dos grupos de Samba de Bumbo (tambores), com integrantes de várias gerações. Entre eles, do Grito da Noite e do Treze de Maio/Samba do Cururuquara.

O Grito da Noite é um grupo de origem negra que em Santana de Parnaíba virou tradição, especialmente, por sua saída na sexta-feira de carnaval pelo centro histórico da cidade, com bonecões e cabeções nas figuras de caveiras e outros personagens. O desfile do grupo é feito em forma de cortejo e conta com moradores que saem fantasiados e mascarados para a brincadeira.

A tradição do Grito da Noite serviu como inspiração para diversos grupos de carnaval da atualidade, com muitos de seus líderes participantes, ou filhos de participantes, do Grito da Noite. Em sua maioria, moradores que cresceram acompanhando a manifestação em família.

Samba de Bumbo

De origem negra e caipira, o Samba de Bumbo surgiu no Estado de São Paulo nas fazendas de café em meados do século XIX. O ritmo é conhecido pela presença característica do Bumbo (instrumento principal que rege a manifestação), além de caixas, chocalhos, e em alguns grupos, reco-reco e pandeiro. Em homenagem à sua história, a Casa do Samba montou uma exposição em que discorre também sobre o Grito da Noite, os mitos e as lendas que envolvem o carnaval parnaibano.

“Homenagem porque o Grito da Noite utiliza no cortejo dele esses elementos como os bonecões e os cabeções, muito tradicionais aqui na cidade. Principalmente os cabeções, que são como máscaras que a gente veste, no próprio corpo, e que aqui aparecem no carnaval desde a década de 20, mais ou menos, e mantemos essa memória viva, ensinando através das oficinas culturais”, explica João Mário Teixeira Braga Machado, historiador da Casa do Samba.

A edição parnaibana da principal festa popular do Brasil proporciona momentos únicos, de muita diversão ao ar livre, lazer, tradição e cultura, em meio a um cenário instagramável, permeado de histórias. Logo no início do evento, no pré-carnaval, parnaibanos e parnaibanas desfilam, interpretam cânticos e praticam as danças que caracterizam o Samba Rural Paulista, denominação atribuída por Mário de Andrade. 

Com 443 anos de história, e população de 154.105 habitantes (IBGE/2022), Santana de Parnaíba oferece um carnaval repleto de marchinhas e fantasias de fantasmas, que ajudam a manter o romantismo e encantamento dos velhos carnavais, e ainda coloca a cidade entre as que oferecem um dos eventos familiares e mais tradicionais de São Paulo.

Confira a programação com horário de concentração, previsões de saída e chegada, nomes dos blocos, endereços das ruas e espaços culturais. Mais informações sobre esta festa de tradição familiar em Santana de Parnaíba podem ser obtidas na Casa do Samba. Além de oferecer cursos e oficinas, o espaço conta com  exposição especial sobre personagens e artistas do carnaval parnaibano.

Com informações da Gazeta de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.