72 mil pessoas participaram das ações de Responsabilidade Social da CCR AutoBAn
Cultura, saúde e cidadania foram evidenciados em 2023
A CCR AutoBAn realizou diversas ações no ano de 2023 que reforçaram o compromisso com a educação, saúde, cidadania, cultura e proporcionou mais conhecimento, oportunidades, e bem-estar aos moradores das cidades localizadas no entorno das rodovias. Ao todo a concessionária atingiu 72 mil pessoas em suas atividades e ações.
Na área de educação, foi oferecido para 14 cidades lindeiras o programa Caminhos para a Cidadania que é uma ação social e educativa do Grupo CCR, que promove a formação continuada e o empoderamento de educadores por meio da oferta de materiais pedagógicos e cursos à distância gratuitos com estratégias pautadas nas 10 competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), nas metodologias ativas com foco em aprendizagem baseada em projetos e em competências socioemocionais.
Participaram deste programa 900 professores e 22 mil estudantes da região foram envolvidos nesse projeto, que está embasado em reflexões sobre cidadania, diversidade, educação financeira, caminhos seguros, educação ambiental, cultura digital e saúde mental.
Projetos culturais e de entretenimento foram oferecidos para 11 mil pessoas. Através de lei de Incentivo à Cultura, as atividades foram realizadas em espaços culturais, escolas e parques em diversas cidades do sistema Anhanguera-Bandeirantes.
Um dos projetos que atraiu um grande público foi o Caixola Brincante com o espetáculo “Brincar em todo lugar”. Mais de 2,5 mil pessoas assistiram ao espetáculo nas cidades de Campinas e Jundiaí. Outro sucesso foi o espetáculo ‘A Mágica Carruagem de Inácio’ da Cia de Teatro Parafernália que teve como foco sensibilizar as crianças sobre os direitos iguais a todos, acessibilidade de locomoção e respeito às diversidades.
A CCR AutoBAn e Instituto CCR também apoiaram projetos que promoveram a formação de músicos como o projeto Guri, um programa do Governo do Estado de São Paulo gerido pela Santa Marcelina Cultura. Além disso, o Conservatório de Tatuí também esteve dentro do escopo cultural de 2023 levando o conserto pedagógico para a cidade de Hortolândia. O projeto Comunidades Criativas, que utiliza o grafite como forma de expressão e faz uma reflexão sobre diversidade e inclusão, também ganhou espaço na região.
A saúde foi reforçada em diversas ações. Para os caminhoneiros, o ponto principal é o Caminhos para a Saúde que existe desde 2006 e que em 2023 proporcionou exames de glicemia, colesterol, aferição da pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), atendimento odontológico e dicas de saúde para 12 mil motoristas.
Diversas iniciativas contribuíram também para auxiliar comunidades carentes. Dentre elas, a distribuição de 400 cobertores nas noites mais frias aos andarilhos do sistema Anhanguera-Bandeirantes.
Sendo assim, de forma proativa, a companhia busca fomentar o desenvolvimento das regiões em que está inserida com o objetivo de proporcionar benefícios sociais aos diversos públicos com os quais se relaciona.