Em menos de um ano, Governo de SP entrega novas moradias a 186 famílias em São Sebastião

Tarcísio de Freitas participa de cerimônia no bairro de Maresias; ainda em fevereiro, outras 518 residências serão entregues pelo Estado no município do Litoral Norte

A manhã deste sábado (3) ficará marcada como um recomeço mais digno e seguro para centenas de famílias de São Sebastião, no Litoral Norte. Nesta data, no bairro de Maresias, o governador Tarcísio de Freitas entregou 186 apartamentos que serão os novos lares de pessoas afetadas pelas chuvas extremas no carnaval de 2023. Além da entrega de chaves aos moradores, a cerimônia simbolizou o sucesso das iniciativas de reconstrução e resiliência urbana na região por meio do Governo do Estado.

“Nós estamos entregando apartamentos com dez meses de obras, que é o prazo mais rápido da CDHU na história. A gente nunca vai se esquecer do que aconteceu no Litoral Norte. Há um compromisso muito forte do Governo do Estado com São Sebastião. Por mais que a gente esteja entregando hoje a primeira etapa de apartamentos, nós vamos continuar na cidade. Vamos trabalhar muito conectados e de mãos dadas com a população”, disse Tarcísio.

A solenidade também reuniu os secretários estaduais de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, e da Gerência de Apoio do Litoral Norte, André Porto, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, deputados, vereadores e autoridades municipais e estaduais de diversas áreas.

Esta é a etapa mais importante de acolhimento às famílias que tiveram perdas nos desastres de fevereiro de 2023. Ainda neste mês, o Governo de São Paulo vai entregar outras 518 moradias em São Sebastião, no bairro de Baleia Verde. Em Maresias, as primeiras famílias vão iniciar a mudança na próxima segunda (5).

A iniciativa do Estado priorizou moradores afetados por deslizamentos e cadastrados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) imediatamente após o socorro do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, em fevereiro de 2023. As famílias contempladas estavam abrigadas temporariamente no município vizinho de Bertioga, em apartamentos requisitados provisoriamente pela CDHU, e na Vila de Passagem construída no bairro Topolândia.

Os moradores do novo conjunto habitacional de Maresias assinaram um termo de permissão de uso não oneroso, atendendo a um compromisso do governador de que não haverá cobrança de mensalidades para famílias inscritas no cadastro da CDHU.

Para garantir o direito ao benefício, as famílias se comprometeram a cumprir normas como residir no local por no mínimo 18 meses, sem a possibilidade de venda ou aluguel dos apartamentos. O acordo também prevê que os moradores não podem ser proprietários de outros imóveis.

“Fico muito feliz em fazer a entrega desses apartamentos. É uma grande satisfação participar desse capítulo de recomeço para essas famílias, entregando um elemento fundamental para a segurança das pessoas, que é sua casa, o seu lar”, destacou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco.

Com a entrega de moradias definitivas em menos de um ano, o Governo de São Paulo estabelece um novo marco no atendimento habitacional após desastres naturais no país. São apartamentos de alta qualidade construtiva, seguros e devidamente regularizados, com infraestrutura instalada para fornecimento de água e tratamento de esgoto. O investimento do Estado na construção das 704 moradias de Maresias e Baleia Verde foi de R$ 260 milhões.

Em situações normais, obras desse porte seriam entregues em cerca de 36 meses, aproximadamente. Para atingir esse objetivo, a gestão estadual precisou inovar para superar dificuldades técnicas e propor soluções de desburocratização, como explica o presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino.

“Mesmo com muitos desafios, conseguimos entregar bons apartamentos, seguros e em tempo recorde. Para preparar os terrenos que são muito úmidos, foram aplicadas soluções técnicas inovadoras. Por ser uma região onde chove muito, as equipes precisaram se adaptar constantemente e conseguiram realizar o trabalho com grande eficiência. Por terem superado todos esses desafios, as nossas equipes da CDHU estão de parabéns”.

Joao Francisco, 63 anos, servidor público, morava em Juquehy e lembra que no dia da tragédia ele estava dormindo quando uma árvore caiu em cima do seu carro. “Eu saí para fora de casa e o morro já estava descendo. Só deu tempo de correr. Logo depois, eu fui acolhido pela CDHU e transferido para Bertioga. Com a ajuda do poder público estou recomeçando e realizando esse sonho. O que ficou para trás é passado. Agora eu quero uma vida melhor.”

Adauto Pinto Dias, 42 anos, morava em Boiçucanga e ainda recorda a preocupação daquela noite, mas com as chaves do seu novo apartamento em mãos só pensa no futuro. “É maravilhoso chegar aqui e ver como o empreendimento está bonito. Tudo perfeito! O conforto também é muito bom, mas o melhor de tudo é a segurança.”

Moradias novas e equipadas

O condomínio em Maresias tem seis prédios de apartamentos de 44 m² com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Os moradores receberam geladeira, fogão, microondas e tanquinho quando se mudaram provisoriamente para Bertioga e vão ficar definitivamente com os equipamentos em suas novas casas.

As famílias também receberam camas de casal e de solteiro com colchões e cobertores. Nas áreas comuns, há parque infantil e aparelhos de ginástica, área verde, espaço pet, estacionamento, locais de convivência e centros de apoio ao condomínio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.