Volta às aulas: 3 milhões de alunos começam o novo ano letivo nesta quinta-feira

Confira dicas a pais e estudantes para o retorno à rotina de estudos e atividades no semestre

O ano letivo para 3 milhões de alunos da rede estadual de ensino começa nesta quinta-feira (15) nas mais de 5.000 escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Para ajudar no retorno à rotina de estudos e atividades, a Coordenadoria Pedagógica da Educação, a Coped, preparou uma série de dicas e orientações voltadas a estudantes e familiares.

A primeira delas é estar atento ao relógio. Para que ninguém cochile nos primeiros dias de aula, principalmente os estudantes que estudam no período da manhã, a sugestão é programar o despertador já nos dias anteriores para que o corpo se acostume com o horário de aulas.

Outra ideia é criar um “cantinho de estudos” em casa. O espaço servirá para leitura e escrita, aproximando a família do cotidiano escolar dos filhos. Além da importância da participação nas reuniões escolares, os pais e responsáveis podem acompanhar o desempenho escolar dos alunos por meio da Secretaria Escolar Digital, no portal sed.educacao.sp.gov.br. O usuário e senha podem ser solicitados diretamente na secretaria das 5.000 escolas estaduais.

Novidades para 2024

Entre as novidades para 2024, alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio serão recepcionados com uma nova matriz curricular, mais alinhado às expectativas e demandas da rede.

Para os alunos mais novos, na última etapa do Ensino Fundamental, a novidade será a implantação das aulas de educação financeira, aumento do número de aulas de tecnologia e inovação e criação da disciplina de orientação de estudos.

No Ensino Médio, o tempo dedicado ao aprendizado de língua portuguesa será ampliado em 60%, enquanto o de matemática terá um aumento de 70%. Além disso, nesta fase do ensino, os alunos terão a volta de mais aulas de física, geografia e história.

O ensino-aprendizagem de língua portuguesa chega em 2024 com mais um aliado, o uso de inteligência artificial para apoiar professores na correção das produções textuais na plataforma Redação Paulista.

Escola para todos

Quem estiver fora da rede ou veio de outro Estado durante as férias ainda pode se matricular nas escolas estaduais de SP. A regra vale também para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para se matricular na rede estadual para este ano, o responsável legal ou maior de 18 anos pode realizar a inscrição presencialmente em qualquer escola estadual ou no balcão de atendimento do Poupatempo, apresentando RG, histórico escolar e comprovante de residência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.