Secretaria da Família realiza certificação dos programas Famílias Fortes e ACT em Osasco
A Secretaria da Família, Cidadania e Segurança Alimentar da Prefeitura de Osasco promoveu cerimônia de formatura no Teatro Municipal Glória Giglio, na quarta-feira, 17/4, para certificar mais de 130 famílias participantes dos programas municipais Famílias Fortes e ACT – para Educar Crianças em Ambientes Seguros.
Gabriela Penelope C. Flores, moradora do Jardim Aliança, compartilhou sua experiência com o programa ACT. “Aprendi muito sobre comportamentos, a lidar melhor com as crianças, a ponderar o modo de falar, repensar atitudes, a educar com mais eficiência para que eles sejam pessoas do bem no futuro”. Ela estava acompanhada das filhas, Ana Gabriela, 4 anos, aluna da CEMEIEF Marina Saddi Haidar, e Clara, de 7 meses, do esposo César e da cunhada Andrea.
O deputado estadual Rogério Santos enfatizou a importância desses programas para a cidade. “Programas como esses vão dar resultados a médio e longo prazos para a sociedade. Era necessário uma política para a família. E, tanto o programa ACT quanto o Famílias Fortes, entram para suprir essa lacuna que existia. Osasco assume essa responsabilidade e o poder público está revertendo esse investimento na prestação de um serviço extraordinário às famílias osasquenses. Agradeço ao prefeito Rogério Lins por ter acolhido e promovido a Secretaria da Família em Osasco, pois faltavam políticas familiares públicas concretas e o governo municipal entendeu isso e as colocou em prática”.
A vice-prefeita Ana Maria Rossi destacou a importância do amor e do acompanhamento dos pais na vida dos filhos. “Precisamos dar amor aos nossos filhos, viver junto, ajudar nos trabalhos escolares, acompanhá-los em tudo o que fazem. Eu também sou mãe, tenho três filhos, e sei que não é fácil criá-los. Mas é muito bom saber que temos pais que estão aprendendo essas habilidades com esses dois importantes programas da Prefeitura de Osasco”.
O secretário da Secretaria da Família, Cidadania e Segurança Alimentar, Marcelo Couto Dias, explicou a proposta dos programas e expressou a gratidão de formação das novas turmas.
“Os dois programas visam fortalecer as famílias e desenvolver habilidades parentais para prevenir comportamentos de risco, com o ACT focado na primeira infância, e o Famílias Fortes na transição para a adolescência. Conforme preconiza o Artigo 227 da Constituição Federal, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar os direitos das crianças e adolescentes. Para isso, é preciso prevenir problemas sociais como o uso de álcool e outras drogas na adolescência, evasão escolar, gravidez precoce, violência doméstica, que estão relacionados à qualidade do convívio familiar, foco dos programas. Essas iniciativas são fundamentais para uma sociedade que, de fato, tem o compromisso com o desenvolvimento saudável de suas crianças e adolescentes e que quer um futuro melhor para todos”, afirmou
A formação das turmas contou com a participação de 22 escolas municipais, integrando diversas regiões e comunidades osasquenses, que são: as Creches Hilda Alves, Nelly Grizi, Lídia Thomaz, Manoel da Silva, Sérgio Zanardi, José David, Mercedes Correa e Joaquina França, Creche Fito zona Sul, CEU José Saramago, EMEIEF Marina Von, EMEIEF Quintino Bocaiuva, EMEIEF Zuleika Gonçalves, EMEIEF Luís Bortolosso, EMEIEF João Campestrini, EMEIEF Messias Gonçalves, EMEIEF Élio Aparecido, CEMEI Vilma Foltran, CEMEI João de Farias, CEMEI José Flávio, CEMEIEF Marina Saddi Haidar, CEMEIEF Maria Tarcila e CEMEIEF Pedro Martino.
Também estiveram presentes a presidente da 56ª Subseção Osasco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Maria José S. Bonetti e seu esposo, o advogado Luiz Lippo, os assessores Fabiana e Eduardo representando o deputado estadual, Gerson Pessoa, os secretários municipais José Carlos Vido (Assistência Social), Sérgio Di Nizo (Governo), o secretário executivo do Segurança Alimentar e Nutricional, Sustentabilidade e Inovação Social, João Perez, Elizabeth Mendes Fernandes (Betinha), da Secretaria de Educação, representando o secretário da Educação, Cláudio Piteri, a diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), Paulete Aparecida da Silva, diretora de Benefícios do IPMO, Simone Camargo, o diretor de Formação, Desenvolvimento e Fortalecimento da Família, Felipe Victor Martins Neves, entre outros.