Comunidade Jesus Operário recebe homenagem da Câmara de Osasco
Padre Alexandre Maluza recebeu homenagem póstuma do Legislativo
Foi em clima de emoção, alegria e com muitos testemunhos de fé que a Câmara Municipal de Osasco reconheceu, na última sexta-feira (17), o trabalho da Comunidade Jesus Operário, do padre Alexandre Maluza e do líder da comunidade e atual presidente do Conselho de Participação Popular (CPP), José Roberto Alves.
Proposta pelo vereador Julião (PSD), a solenidade aconteceu na sede da comunidade católica, localizada no bairro do Jardim Veloso. O evento reuniu fiéis da igreja, membros da comunidade, amigos e familiares dos homenageados.
“Quero agradecer a Deus por estarmos juntos nesta noite e poder fazer essa justa homenagem. Sempre vou homenagear entidades e pessoas que nos ajudam a passar momentos bons nessa terra”, disse o vereador.
Representante do prefeito Rogério Lins (Pode) na solenidade, o secretário de Assistência Social, José Carlos Vido, cumprimentou Julião pela escolha dos nomes. “É um ato de extrema sensibilidade. Parabéns à comunidade, ao senhor José Roberto. Parabéns a todos vocês pela justíssima homenagem”.
Padre Alexandre Maluza
A primeira homenagem da noite foi póstuma e dirigida ao padre Alexandre Maluza, que atuava como administrador da Paróquia São Paulo da Cruz (Jardim Santo Antônio) – que inclui as comunidades Jesus Operário (Jardim Veloso), Nossa Senhora dos Anjos (Jardim das Bandeiras) e Santa Luzia (Jardim Joelma).
Integrante da comunidade Jesus Operário desde a década de 1970, a fiel Maria José dos Santos Oliveira, mais conhecida como Lia, representou o padre Alexandre, que faleceu em fevereiro de 2023, vítima de infarto.
Nascido e crescido no bairro, assim como o vereador Julião, de quem foi colega, o sacerdote era muito querido na comunidade e decidiu seguir a missão eclesiástica após conhecer o grupo de oração Luz e Vida, da paróquia.
Dona Lia foi catequista do padre Alexandre e responsável por passar os primeiros ensinamentos católicos ao então jovem. Ela emocionou-se ao falar do sacerdote e recordou seu legado de bondade e dedicação à comunidade.
“Ele nos inspirou a sermos melhores, a vivermos nossa fé de maneira mais plena, a nos aproximar uns dos outros e, principalmente, de Deus”, disse.
Proposta em agosto de 2022, antes do falecimento do padre, a homenagem tornou-se “in memoriam”, mas não menos importante. O Cartão de Prata foi entregue a Dona Lia, ao irmão do sacerdote, Sidnei Maluza, e ao sobrinho, Gustavo Maluza, em reconhecimento ao “incessante empenho na condução dos fiéis pelo caminho de Deus”.
Comunidade Jesus Operário
Já a comunidade Jesus Operário foi homenageada com Placa Comemorativa, pela “constante e firme luta contra as desigualdades e a fome”.
Dona Lia usou a tribuna para contar a história da Comunidade, criada oficialmente em 1976, mas iniciada em 1970, pelas mãos dos fiéis da Paróquia São Paulo da Cruz, no Jardim Santo Antônio, que residiam no Veloso e pelos padres da comunidade.
“Participei da missa presidida pelo saudoso bispo Dom Francisco. Foi a partir daí que tudo começou”, recordou dona Lia, que recebeu a homenagem pela igreja, junto com o pároco da Paróquia São Paulo da Cruz, padre Nivaldo Moisés Junior.
“Hoje nós não celebramos apenas o presente, mas o passado e o futuro de todos aqueles que virão posteriormente. Que essa comemoração seja um momento de renovação do nosso compromisso”, acrescentou Lia.
“Quero agradecer por fazer parte dessa história que vocês começaram. Esse é um lugar que salva e transforma vidas”, declarou padre Nivaldo.
José Roberto Alves
A última homenagem da noite foi ao presidente do Conselho de Participação Popular – braço da Comunidade Jesus Operário que promove ações para auxiliar a população do bairro. Entre os trabalhos promovidos são destaques a creche, que atende 72 crianças do bairro, e o projeto de distribuição de leite para crianças carentes e idosos.
Membro da Comunidade desde 1981, José Roberto é sinônimo de dedicação à igreja como leigo, tanto no trabalho social como no de conforto espiritual aos fiéis.
O presidente do CPP foi homenageado com o Diploma Cidade de Osasco e a Medalha Antônio Raposo Tavares, pelos relevantes serviços prestados ao município.
“Fico feliz de receber essa homenagem em vida. Ofereço essa homenagem para vocês, da nossa comunidade. Muito obrigado, de coração, e vamos trabalhar”, agradeceu.