Marcos Tonho entrega caminhão superequipado ao Corpo de Bombeiros de Santana de Parnaíba  

A viatura é uma das mais modernas do Brasil e tem capacidade para executar operações complexas, como salvar pessoas presas em ferragens

Santana de Parnaíba passa a ter um dos mais modernos caminhões do Brasil para prevenção e combate a incêndios e salvamento de vidas. Na manhã desta terça-feira (17/9), o prefeito Marcos Tonho fez a entrega da viatura ao Corpo de Bombeiros da cidade. O veículo tem capacidade de 3,5 mil litros de água e possui diversas opções de atendimento e socorro.

O caminhão é do tipo ABS (Autobomba e Salvamento), da marca Volkswagen, modelo 18260, ano 2024, com sistema automatizado. Além dos equipamentos próprios para combater incêndios e atuar nos salvamentos, o veículo possui capacidade para retirar pessoas de ferragens em casos de acidentes de trânsito. 

De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Eduardo Espósito, o caminhão foi adquirido com recursos próprios da Prefeitura de Santana de Parnaíba por meio de termo de convênio com o Estado. “Trata-se da concepção mais moderna de ABS do Brasil. O veículo reúne numa só viatura opções inéditas de atendimento e socorro”, afirmou.

Compromisso

Durante a cerimônia, o prefeito Marcos Tonho entregou a chave da viatura ao comandante do Posto de Corpo de Bombeiros da cidade, tenente Leandro Barros, e assinou o decreto de autorização de uso pelo Estado. Marcos Tonho destacou o compromisso da gestão com a modernização da frota e preservação de vidas. 

“Poucos municípios do Brasil contam com um veículo desse porte, e nós adquirimos com recursos próprios. Decidimos fazer esse investimento para salvar vidas, para combater de forma mais eficaz os incêndios. Ainda mais agora que estamos vendo essas queimadas pelo país”, afirmou o prefeito, que ainda ressaltou os investimentos feitos na Guarda Civil Municipal e na Defesa Civil da cidade, como a ampliação do efetivo e da frota, e a extensão do pró-labore aos bombeiros.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.