Alunos da Emef José Martiniano de Alencar começam a receber notebooks
Os 143 alunos do 3º ano do ensino fundamental da Emef José Martiniano de Alencar, do Jardim Bela Vista, começaram a receber quinta-feira, 19/9, notebooks fornecidos pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco. Os equipamentos contêm ainda mouse, modem para acesso à internet e headset (fone de ouvido com microfone integrado).
No primeiro dia foram entregues 75 computadores para os pais de alunos que puderam ir à escola retirar os equipamentos. Os pais ou responsáveis assinam um termo de responsabilidade em relação à preservação dos notebooks.
As primeiras unidades começaram a ser entregues em todas as unidades da rede municipal no ano passado. Na ocasião, foram contemplados alunos e também os professores do 3º ao 5º ano.
As crianças que começaram a receber os equipamentos agora cursavam a 2ª série no ano passado. Em 2023, por exemplo, na Emef José Matiniano de Alencar foram contemplados com computadores 420 alunos do 3º ao 5º ano.
Participaram da entrega dos notebooks o prefeito Rogério Lins, o secretário de Eucação, Cláuidio Piteri, o adjunto José Toste Borges, diretores, gestores, professores e funcionários da escola.
“Passam pela educação as ações de governo voltadas à melhoria da qualidade de vida da nossa população. Ao entregar esses equipamentos, a gente está preparando as crianças para o futuro, porque a tecnologia está presente em nosso dia a dia. Esses equipamentos vão ajudar a melhorar a qualidade de ensino, que aliás já melhorou nos últimos anos. Uma prova disso é que atingimos a nota 6.3 do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Estamos acima da média nacional, que é de 6.1. Isso é motivo de muito orgulho”, disse Lins.
Além dos notebooks, todos os anos a Prefeitura de Osasco também fornece material e uniforme escolar aos launos do ensino fundamental e creches.
Pais de alunos que foram retirar os equipamentos comemoraram a medida. “É fundamental para o ensino das crianças e também possibilita o acompanhamento do aprendizado em casa (os alunos podem levar os notebooks para casa para realizarem as tarefas passadas pelos professores). Hoje o mundo é digital”, disse a dona de Casa Camila Rodrigues, 29, moradora do Jadim Veloso, e mãe do aluno Arthur Rodrigues, de 8 anos.
Denise Buchmann, 38, moradora do Bela Vista e mãe de Lauany, 9, voltou no tempo para explicar o significado dos equipamentos na vida escolar dos alunos. “No meu tempo não tinha nem na escola nem em casa. É uma forma de criar condições de igualdade social, porque nas (escolas) particulares os alunos têm. Cria uma igualdade de oportunidades para as famílias que não têm condições de ter um computador em casa. Confesso que fiquei feliz e emocionada quando me mudei para cá (morava em Curitiba) e soube que em Osasco a Prefeitura fornece material e uniforme. Agora, com com os notebooks, deixa a gente ainda mais feliz, porque é mais uma ferramenta que vai melhorar ainda mais a qualidade do ensino dos nossos filhos”, disse.