CIOESTE define ações para combater causas da violência contra a mulher em 2025

Em 11 de dezembro de 2024, a Câmara Técnica (CT) de Gênero do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE) reuniu-se para definir o tema central de suas ações para 2025: o combate às causas da violência contra a mulher, com ênfase no enfrentamento do machismo estrutural, capacitação feminina para o mercado de trabalho e empoderamento das mulheres.

O encontro foi presidido por Rosângela Jesus Batista, diretora vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Cajamar e coordenadora da CT de Gênero, com mediação de Carlos Abraão, diretor de Programas e Projetos do CIOESTE, e Elisa Vidal, assistente do Consórcio. Participaram técnicas representantes dos municípios membros e a diretora do Departamento de Bem-Estar Social de São Roque, Ana Cristina Antônio Alda.

Os participantes compartilharam experiências e desafios enfrentados em suas localidades, destacando a necessidade de abordar as causas estruturais do machismo. Uma das propostas foi a elaboração de um manual sobre machismo estrutural, destinado a identificar comportamentos que perpetuam a desigualdade de gênero e contribuem para a violência contra a mulher.

O plano de trabalho para o próximo ano busca atuar nas causas da violência de gênero, complementando iniciativas já existentes que focam nas consequências, como a Casa de Abrigo e a Casa de Passagem para mulheres em situação de violência. As novas ações incluem a capacitação de profissionais de recursos humanos em empresas, promovendo a igualdade de gênero no ambiente de trabalho e incentivando a ascensão de mulheres a cargos de liderança. Além disso, foi discutida a importância de parcerias com o judiciário para aprimorar a atuação nas varas especializadas em violência contra a mulher.

A reunião também enfatizou a desconstrução da cultura machista por meio de encontros formativos para servidores públicos, buscando ampliar o debate de gênero para além dos grupos habituais e engajar setores como a Guarda Civil e profissionais da educação. Ficou acordado que, após a reestruturação do CIOESTE, com a eleição da nova presidência e consequente nomeação de novos coordenadores de grupo, será realizada, ao final de janeiro, a primeira reunião do GT de Gênero de 2025.

Essas iniciativas refletem o compromisso do CIOESTE e de seus municípios membros em promover a igualdade de gênero e combater a violência contra a mulher de forma abrangente e integrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.