Referência em educação, Santana de Parnaíba recebe encontro do maior programa de alfabetização do Estado de SP


Evento regional apresentou boas práticas do Alfabetiza Juntos e contou com palestra da professora Márcia Bernardes, coordenadora estadual do programa; ela enfatizou a qualidade da educação parnaibana e a parceria entre o Estado e o município

Alfabetizar as crianças na idade certa é um compromisso da Prefeitura de Santana de Parnaíba. E essa estratégia se conecta aos objetivos do programa estadual Alfabetiza Juntos, que escolheu a cidade para promover o evento regional que marcou o encerramento das atividades do ano do polo 6 (Regional Itapevi). 

O encontro ocorreu na última terça- -feira (10/12), no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O evento contou com palestra da professora Márcia Bernardes, que é coordenadora do programa Alfabetiza Juntos SP e articuladora estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, e teve a participação de representantes de todos os municípios da Regional. Além de Santana de Parnaíba e Itapevi, integram o polo 6 Barueri, Jandira e Pirapora do Bom Jesus.

No início e encerramento do evento, houve apresentação da banda do projeto Música nas Escolas, de Santana de Parnaíba. Na sequência, foram apresentados alguns dados do Alfabetiza Juntos, em âmbito regional, e a professora Márcia fez um balanço do programa e falou dos desafios para melhorar a fluência leitora e os índices de alfabetização dos estudantes. 

Ela ainda ressaltou os bons indicadores dos municípios do polo 6 e enfatizou a educação parnaibana. “Aqui em Santana de Parnaíba o ensino é 100% municipalizado e, mesmo a cidade não tendo nenhuma escola estadual, a prefeitura atua em parceria, de forma colaborativa com o Estado”. 

Reconhecimento

Márcia ainda parabenizou a secretária municipal de Educação, Carla Alves, que representou a cidade em evento que celebrou as melhores práticas do Alfabetiza Juntos. “Entre 645 municípios, Santana de Parnaíba foi uma das três cidades escolhidas com as melhores práticas, e isso reforça o compromisso da cidade com a educação e com a alfabetização na idade certa”, afirmou a palestrante. Márcia fez referência ao 1º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP, realizado em 5 de dezembro na Diretoria de Ensino, na capital paulista. Além de Santana de Parnaíba, foram agraciadas Diadema e Monte Mor.

 O programa Alfabetiza Juntos SP é desenvolvido em regime de colaboração entre o Estado e os municípios. Ele faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação, cujo objetivo é garantir o direito de alfabetização de todas as crianças na idade certa. O objetivo do encontro regional sediado por Santana de Parnaíba foi compartilhar as boas práticas dos municípios do polo 6, reconhecer o empenho de todos os envolvidos e compartilhar as conquistas alcançadas e desenvolvidas ao longo do ano, no âmbito do Alfabetiza Juntos.

Selo Ouro

Além de se destacar entre as melhores práticas do programa estadual, Santana Parnaíba conquistou o Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização – categoria Ouro, concedido pelo Ministério da Educação. Neste ano, na primeira edição da honraria teve a participação dos 26 estados e do Distrito Federal, bem como de 4.578 municípios brasileiros. Isso representa mais de 82% do total de 5.570 municípios de todo o país. 

O Selo Nacional é um reconhecimento que se divide em três categorias: bronze, prata e ouro. Entre os seus objetivos, está incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Escolas de primeiro mundo

O compromisso com a educação de qualidade também passa pela construção de escolas amplas e modernas, e Santana de Parnaíba possui prédios com estrutura de primeiro mundo. Com a entrega do Colégio Municipal Izabel Miranda, no Chácara Solar II, neste sábado (14/12), a gestão municipal vai atingir a marca de 31 escolas inauguradas nos últimos 10 anos, o que dá uma média de três unidades por ano. 

Esses novos colégios ampliaram o número de vagas na rede pública municipal, com a marca de 32,4 mil alunos matriculados em 2024. E a quantidade de escolas a serem entregues à população e a Referência em educação, Santana de Parnaíba recebe encontro do maior programa de alfabetização do Estado de SP oferta de vagas vão aumentar nos próximos meses, porque a gestão está construindo mais três colégios, nos bairros Cidade São Pedro, Suru e Fazendinha.

Com os investimentos realizados, a cidade se consolida como referência em educação, com ensino 100% municipalizado, processo pedagógico humanizado e equipamentos de última geração. Não por acaso, a cidade tem conquistado diversos reconhecimentos na área, como o Prêmio Band Cidades Excelentes (2022) de melhor educação do Estado de São Paulo, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, e o Prêmio Ação Destaque, que reconhece anualmente projetos pedagógicos de educadores de todo o Brasil. 

Os investimentos também impactaram na melhoria do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município. Em 2013, considerando apenas os dados da rede pública, o Ideb – Anos iniciais era 5,2 e chegou a 6,4 em 2023; no mesmo período, o Ideb – Anos finais saltou de 4,1 para 5,5. Esses dados colocam o município com notas acima das médias estadual e nacional.

Marco histórico

Além dos prédios modernos e melhoria nos indicadores, Santana de Parnaíba é um dos poucos municípios do país a ter o Currículo Municipal da Educação Básica, o Plano Municipal pela 1ª Infância e o Regimento Comum Escolar atualizado. Por isso, o ano de 2024 pode ser considerado um marco na educação parnaibana. Pela primeira vez na sua história, a cidade passou a ter um currículo e plano da 1ª infância próprios. 

Segundo o professor doutor em Educação, César Nunes, o município está muito à frente das maiorias das cidades brasileiras no cumprimento e atualização de suas leis na área. “Apenas 10% dos municípios brasileiros possuem um plano pela 1ª infância, e 30% possui um currículo próprio. E, além disso, Santana de Parnaíba tem um regimento escolar atualizado. Isso coloca a cidade como a única da Região Metropolitana de São Paulo a ter os três documentos fundamentais da Educação”, afirmou o pesquisador durante o evento de apresentação das normas na Secretaria de Educação, em junho deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.