Esporte e saúde dominam debates na4ª Sessão Ordinária de 2025 em Osasco

Os vereadores osasquenses receberam, nesta terça-feira (18), as atletas do Osasco São Cristóvão Saúde — campeãs da Copa do Brasil 2025, após a vitória sobre o Sesi Bauru. Durante a 4ª Sessão Ordinária de 2025, as jogadoras foram homenageadas com a Moção de Congratulações nº 21/2025, proposta pelo vereador e presidente da Casa, Carmônio Bastos (Podemos).
“Na pessoa do Thiago Borges, secretário de Esportes, quero parabenizar o time do Vôlei Osasco por essa conquista. É uma equipe que representa Osasco com competência e coloca a cidade no topo do Brasil. Quem vive o dia a dia do esporte entende o peso desse título para o Vôlei Osasco”, destacou Bastos ao justificar a propositura.
Os vereadores Laércio Mendonça (PDT), Délbio Teruel (União), Ralfi Silva (REP), Elsa Oliveira (Podemos), Stephane Rossi (PL) e Alexandre Capriotti (PL) também endossaram a homenagem. “Uso a Tribuna para enaltecer essas meninas maravilhosas, que trouxeram esse título para nossa cidade”, afirmou Teruel. A vereadora Elsa Oliveira complementou: “Elas são um exemplo de determinação.” Mendonça, por sua vez, destacou: “Esse time nos enche de orgulho como osasquenses.”
Outra homenagem relacionada ao esporte foi a Moção de Aplauso nº 05/2025, proposta pelo vereador Alexandre Capriotti, que parabenizou o time de basquete 3×3 sub-21 e sua equipe técnica pela conquista do segundo lugar nos 86º Jogos Abertos do Interior. “Logo, o basquete 3×3 será referência em Osasco e em todo o país. Sou favorável ao apoio do terceiro setor ao esporte”, afirmou Capriotti.
Empreendedorismo
A Moção de Aplauso nº 08/2025, proposta pela vereadora Elsa Oliveira, homenageou Mariana de Souza Leite e Maria das Dores de Souza pela conquista do Prêmio Inspiração Empreendedora do Ano, concedido pela ACEO Mulher em parceria com o Sebrae.
“Trata-se de uma notável trajetória de superação e empreendedorismo. Em 2019, sem estrutura e recursos, a partir de um simples pudim dado de presente a um amigo, surgiu um negócio próprio, conduzido por essas duas osasquenses. Hoje, elas têm uma marca reconhecida em toda a região, merecendo o reconhecimento desta Casa”, justificou a parlamentar.

Saúde
Já no final da Sessão do Expediente, a vereadora Lúcia da Saúde (Podemos) apresentou a Moção de Inconformismo nº 09/2025, que abordou os desafios no tratamento de descolamento de retina pelo SUS. “Além de lutarmos por mais recursos, precisamos conscientizar a população sobre a importância dos exames oftalmológicos para prevenir doenças da retina”, ressaltou Lúcia.
O vereador Heber do JuntOz (PT) apresentou três moções. A Moção de Apelo nº 27/2025 solicita ao prefeito Gerson Pessoa a reabertura da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. Já a Moção de Apelo nº 28/2025 reivindica o aumento de pessoal na UBS do Jardim D’Ávila.
Por fim, a Moção de Aplauso nº 29/2025 parabeniza o deputado federal Kiko Celeguim (PT) pelo trabalho conjunto com a Prefeitura de Osasco para viabilizar a implantação do Instituto Federal na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.