Professores de SP realizam assembleia e podem decretar greve na sexta-feira (21)


O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) realiza, na próxima sexta-feira (21/03), uma assembleia na Praça da República, a partir das 16h, para definir os rumos da campanha salarial de 2025. Diante da falta de diálogo do governo estadual, a categoria pode decidir por uma greve por tempo indeterminado.

Em 19 de fevereiro, a Apeoesp entregou à Secretaria da Educação (Seduc) uma pauta de reivindicações, incluindo reajuste salarial e melhorias nas condições de trabalho, como a climatização das salas de aula. Até o momento, o governo do estado não abriu negociações e nem respondeu às demandas dos professores.

A deputada estadual Professora Bebel (PT-SP), segunda presidenta da Apeoesp, esteve pessoalmente na Seduc para protocolar as reivindicações da categoria, que incluem:

• Reajuste imediato de 6,27% no salário base referente à atualização do Piso Salarial Profissional Nacional, para todos os professores, ativos e aposentados, com impacto na carreira.

• Descongelamento do reajuste de 10,15%, garantido por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2017, mas ainda não concedido pelo governo estadual.

• Plano de reposição do poder de compra dos salários dos docentes.

• Climatização das salas de aula em toda a rede estadual, diante das sucessivas ondas de calor que afetam alunos e professores.

Segundo a deputada Professora Bebel, a postura do governo tem levado a categoria a intensificar a mobilização. “Se não houver negociação para reajuste salarial, melhorias nas condições de trabalho e atendimento das demais reivindicações, indicaremos a greve no dia 21 de março. Os professores de São Paulo exigem respeito e valorização. Sem diálogo efetivo, dificilmente o governador Tarcísio de Freitas escapará de uma greve da nossa categoria”, afirmou.

A assembleia seguirá as diretrizes da I Plenária Intercongressual Raquel Guisoni da Apeoesp, realizada em dezembro de 2024, que definiu como prioridade a luta por reajuste salarial, condições dignas de trabalho e o fim da precarização da educação pública. Diante da intransigência do governo, a categoria convoca todos os professores da rede estadual para participar da assembleia, onde será decidido o futuro da campanha salarial e das negociações.

Serviços
Assembleia dos Professores de SP
21/03 – A partir das 16h
Praça da República

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.