Osasco entrega 132 certificados de conclusão do Projeto Começar
Na terça-feira, 1º de abril, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE), realizou a entrega de 132 certificados aos munícipes que concluíram o ciclo do Projeto Começar. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-prefeito Lau Alencar, os secretários Michel Figueredo (SETRE), Gelso Lima (Habitação), José Carlos Vido (Assistência Social), o secretário adjunto Ivanildo dos Santos e os vereadores Stephane Rossi, Laércio Mendonça e Ralfi Silva.
A quarta edição do projeto contou com a participação de jovens pretos e pardos de 18 a 24 anos, pessoas em situação de rua, mulheres vítimas de violência, imigrantes e refugiados, egressos do sistema prisional, pessoas trans e travestis, além de indivíduos com 50 anos ou mais. O objetivo da iniciativa é preparar esses beneficiários para o mercado de trabalho, oferecendo cursos de qualificação e experiência profissional que os capacitem para a concorrência em vagas de emprego.

Durante o curso, os beneficiários assinaram contrato de 8 meses de duração e receberam bolsa-auxílio no valor de R$ 800,00/mês, auxílio alimentação no valor de R$ 120,00/mês, vale-transporte para prática (para distâncias acima de 3 km), e vale-transporte para o curso em cartão (para distâncias acima de 3 km).
Fábio Garcia, diretor de qualificação profissional, destacou a importância da conquista: “Hoje é um dia especial, o dia da conclusão de mais uma etapa. Parabéns a todos vocês, que são verdadeiros vencedores.”
O secretário Michel Figueredo também celebrou o momento: “É uma honra estar aqui hoje. Ver pessoas batalhadoras alcançando seus objetivos é motivo de orgulho. Que este seja apenas o início de muitas vitórias na vida de cada um de vocês”.

O vice-prefeito Lau Alencar reforçou o compromisso da administração com a qualificação profissional: “Investir nas pessoas é tão importante quanto construir escolas ou hospitais. A Prefeitura de Osasco tem trabalhado para oferecer oportunidades reais de crescimento e aprendizado, porque nunca é tarde para aprender e evoluir.”
Entre os participantes, Aurília Alves do Nascimento e Mariana Nazaré, de 22 anos, compartilharam suas experiências. “O projeto foi um marco na minha vida, porque trouxe mais conhecimento. Sinto que estou preparada para o mercado de trabalho”, afirmou Mariana.