CIOESTE agora é formado por 14 cidades e oficializa entrada da Capital em união histórica com São Paulo

O Oeste paulista se fortalece com a entrada inédita da maior cidade do País no maior consórcio intermunicipal brasileiro

O prefeito da Capital, Ricardo Nunes (MDB), participou de uma reunião com os prefeitos do CIOESTE – agora oficialmente composto por 14 municípios – na tarde desta quinta-feira, 10 de abril. Nunes foi recepcionado pelo presidente da entidade, prefeito de São Roque, Guto Issa, e pelos demais chefes do Executivo que integram o Consórcio: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Ibiúna, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Vargem Grande Paulista, São Roque e, agora, São Paulo.

Também participaram do encontro o deputado estadual Rogério Santos, o secretário executivo do Consórcio, Jorge Lapas, além de outras autoridades regionais. Nunes esteve acompanhado pelo secretário municipal de Esportes da Capital, Rogério Lins (ex-prefeito de Osasco), pelo secretário de Governo, Édson Aparecido, e por outros integrantes da gestão paulistana.

Durante a reunião, Guto Issa apresentou as principais frentes de atuação do Consórcio, bem como as iniciativas previstas para 2025, e celebrou a adesão oficial da cidade de São Paulo ao CIOESTE. Ele destacou que, com cerca de 3 milhões de habitantes e participação de 3% no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, os municípios do bloco representam cerca de 10% do PIB do Estado de São Paulo, somando um PIB nominal estimado em R$ 200 bilhões. Com a entrada da Capital, os índices do Consórcio devem atingir novos patamares de representatividade e impacto regional.

“Em abril vamos receber o ministro Gilmar Mendes e o procurador-geral da República, Dr. Paulo Gonet”, adiantou o presidente do Consórcio.

Os prefeitos comemoraram a chegada da Capital, que fortalece a atuação conjunta em áreas como saúde, segurança, desenvolvimento urbano, inovação e tecnologia. Agora, com 14 cidades oficialmente consorciadas, o CIOESTE se consolida como a maior força de cooperação institucional da Região Metropolitana.

O secretário Rogério Lins destacou o potencial dessa integração. “O CIOESTE ficará ainda mais forte aliado à Prefeitura da Capital. Tenho certeza de que todos ganharemos ao compartilhar experiências com a cidade de São Paulo”, afirmou, propondo ainda a realização de uma caravana de prefeitos para conhecer de perto o Programa Smart Sampa – um moderno sistema de monitoramento com câmeras inteligentes, voltado à prevenção de crimes e localização de pessoas desaparecidas.

Em sua fala, Nunes abordou temas como desestatização, reforma tributária, projetos estruturantes e investimentos nas áreas de saúde e segurança pública. Ele agradeceu a recepção e destacou a importância de participar de um espaço de articulação regional.

“Quero aprender muito com vocês e coloco a Prefeitura da Capital à disposição de todos. Hoje, temos quatro subprefeituras que fazem divisa com cidades do CIOESTE, e essa proximidade territorial reforça ainda mais a importância dessa união”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.