Câmara de Osasco apoia celebração do Mês das Pretas

25 de Julho é o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A data marca o 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e Caribe, realizado em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana. Em comemoração à data, Osasco realiza uma série de eventos na última semana do mês.

Serão palestras, rodas de conversa, apresentações especiais. No dia 30 de julho, sábado, no Parque Ana Luiza Moura de Freitas, no Jardim Piratininga, das 10h às 16h, estão programadas uma exposição de artes, feira de artesanato e batalha de rimas, entre outras atividades para o público.

A Semana é organizada pelas Secretarias Executivas de Política de Promoção de Igualdade Racial e de Política para Mulheres e Promoção da Diversidade, do grupo Mulheres do Brasil, Senac, Sesc, Rede Lilás e Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (Compir).

Na abertura do Julho das Pretas, realizada na tarde de segunda-feira (25), no CEU das Artes Camila Rossafa, a presidente do Compir, Vera Lopes, falou sobre a importância da participação das mulheres pretas nos espaços e na vida pública.

“É importante a gente se ver e se ouvir. A gente fica feliz em ouvir tantas histórias; essa data nos remete a uma proposta de luta. É o dia de Tereza de Benguela, uma quilombola que lutou para que o lugar onde ela estava tivesse uma estrutura administrativa. Ela, como tantas outras, são mulheres inspiradoras”, comentou Vera.

Amanda França, secretária-executiva de Política de Promoção de Igualdade Racial, falou sobre a necessidade de as mulheres estarem em muitos lugares para darem visibilidade a outras.  “Nesse julho destacamos a voz das mulheres no Julho das Pretas. Em todos os outros espaços nos estamos batalhando para que as mulheres ocupem seus espaços; as experiências são incríveis e precisam ser escutadas”, apontou Amanda, ao afirmar que essa data precisa ser reforçada todos os dias.

Na Câmara Municipal o papel da mulher, especialmente da mulher preta, historicamente em maior vulnerabilidade, é debatido em audiências e nas reuniões da Comissão Permanente de Políticas Afirmativas de Raça e Gênero. Recentemente, foi apresentada uma Moção em memória a Carolina Maria de Jesus, uma das maiores escritoras brasileira, que relatou em livros suas experiências de vida. “Quarto de Despejo”, de sua autoria, é um best-seller que foi vendido em mais de 40 p

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.