Campanha Maio Amarelo é lançada oficialmente durante sessão na Câmara de Barueri
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb) realizou, na terça-feira (6), o lançamento oficial da campanha Maio Amarelo durante sessão ordinária da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Wilson Zuffa. Com o tema “Desacelere, o bem maior é você”, a ação tem como foco a conscientização para a redução de sinistros e a melhoria da segurança no trânsito da cidade.
Durante a apresentação, o secretário de Mobilidade Urbana, José Luiz Pinheiro Oliveira, destacou a importância do movimento. “Já ocorreram dois óbitos em Barueri neste ano. Nosso objetivo é que não haja mais perdas como essas em nossa cidade”, afirmou. Pinheiro também apresentou dados que mostram uma redução de 17,3% nos sinistros fatais em relação a 2023, e projeta uma queda de até 25% para este ano.
A campanha já mobilizou diversas ações educativas desde o primeiro dia útil de maio. No dia anterior ao lançamento oficial, foram realizadas intervenções na estação Antônio João da ViaMobilidade e em uma empresa privada em Tamboré. Além disso, prédios públicos da cidade foram decorados com o laço amarelo, símbolo internacional do movimento.
Até o dia 30 de maio, a Semurb promoverá atividades como palestras, teatros de rua e distribuição de materiais informativos em locais como terminais rodoviários, escolas, unidades do Exército, supermercados, empresas de logística e vias públicas. O público-alvo inclui motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e crianças.
Balanço das ações de trânsito em 2024:
- Sinistros sem vítimas: 666
- Sinistros com vítimas: 764
- Sinistros fatais: 19
- Total de ocorrências: 1.449
Atividades realizadas pela Semurb:
- Atendimentos escolares: 104
- Palestras educativas: 61
- Vistorias realizadas: 12.651
O Maio Amarelo é um movimento internacional criado pela ONU em 2011, com o objetivo de reduzir o número de mortos e feridos no trânsito. A cor amarela foi escolhida por representar atenção e sinalização de advertência. No Brasil, a campanha é promovida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária desde 2014.
Participação estudantil e cidadania
A sessão também contou com a presença de 128 alunos do 6º ano da EMEF Estêvão Placêncio, da Aldeia de Barueri. Eles participam do projeto “Estudantes na Câmara”, que busca aproximar os jovens do funcionamento do poder legislativo municipal. A orientadora educacional Ruth Lessa destacou a relevância da iniciativa. “Queremos formar não apenas profissionais, mas cidadãos conscientes. É importante que entendam desde cedo o impacto das decisões tomadas aqui”, disse.
Os alunos foram acompanhados pela diretora Margareth Rodrigues e professores, e ouviram o discurso da estudante Thayla Selvi na tribuna. A próxima sessão contará com a presença de estudantes de outra escola da rede municipal.