Legislativo homenageia o centenário de José Cândido Rodrigues
Hoje com 101 anos de vida, ele dedicou 23 anos de trabalho à Prefeitura de Osasco
A Câmara Municipal de Osasco promoveu, na noite de sexta-feira (16), no Plenário Tiradentes, uma Sessão Solene em homenagem a José Cândido Rodrigues, que completou 101 anos de vida no dia 11 de maio. O homenageado recebeu a Medalha Antônio Raposo Tavares e o Diploma Cidade de Osasco.
Nascido em Pedralva/MG, José Cândido Rodrigues mudou-se para Osasco em 1959, com a esposa e os filhos. Em 1965, foi admitido na Prefeitura de Osasco, na função de Operador de Máquina Niveladora Patrol, onde permaneceu até se aposentar, em 1988.
A solenidade foi presidida pelo propositor da honraria, o vereador Carmônio Bastos (Podemos), e secretariada pelo vereador Laércio Mendonça (PDT). Ainda na mesa dos trabalhos, estavam dois filhos do homenageado — José Sérgio Rodrigues e Aparecida Donizete Rodrigues.
“Nunca esperava essa homenagem que estou recebendo. Adorei muito e agradeço a todo esse pessoal que está aqui com a gente. Estou muito contente de ver essa multidão de gente. Muito obrigado”, disse o homenageado, com um largo sorriso no rosto, sendo aplaudido de pé.
Thiago Leandro Machado, bisneto de José Cândido, agradeceu ao bisavô por todos os ensinamentos. “Estamos reunidos para celebrar algo extraordinário. Cento e um anos de vida do sr. José! Quanta coisa ele não viveu? Eu quero agradecer a ele por todo o esforço e dedicação. Foi através dele que formamos essa família linda”, comemorou o bisneto do homenageado.
Andréa Rodrigues Prado, neta do homenageado, usou a Tribuna para ressaltar que são muitas as recordações que ela tem do avô, especialmente do seu bom humor, leveza e alegria.
“É um desafio bem emocionante falar do meu avô. As primeiras histórias que ouvi dele foram sobre a forma como ele ajudou a pavimentar a cidade. Ele é uma figura super doce, não tenho uma recordação dele bravo, estava sempre sorrindo. Seus bolsos estavam sempre cheios de balas para gente”, recordou Andréa.
José Sérgio Rodrigues, filho de José Cândido, agradeceu pela educação e pelo respeito que aprendeu com o pai. Contou que aprendeu a dirigir em uma máquina e esclareceu que é muito emocionante poder falar sobre o pai.
“Temos muitas histórias com meu pai. Nós vivíamos muitas histórias nas ruas com ele, ao seu lado. As ruas em Osasco eram de terra, eram poucas as asfaltadas. E naquela época nós podíamos ficar na máquina com ele, o acompanhamos muitas vezes. Ele estava sempre bem-humorado e nunca reclamou da vida”, afirmou José Sérgio.
O vereador Laércio Mendonça falou sobre a honra que as pessoas devem ter de terem a oportunidade de conviver com uma pessoa centenária.
“Não tenho dúvidas que o maior patrimônio de uma família é poder estar ao seu lado nesses 101 anos de vida. Vimos aqui que é uma vida de dedicação à família e acho justa que ele receba essa homenagem”, reforçou o parlamentar.
Carmônio Bastos também ressaltou que se trata de uma justa homenagem a um grande cidadão osasquense, que ajudou a construir a cidade.
“Estar aqui nesta Tribuna é um sentimento que mistura respeito, gratidão e honra. Não é todo dia que temos a oportunidade de celebrar a vida de alguém que carrega em sua trajetória a verdadeira história de um povo trabalhador, resiliente e comprometido com a história da cidade”, ressaltou Carmônio Bastos. Ainda de acordo com o vereador, os próprios familiares que lutaram para que o sr. José recebesse a homenagem em vida.
A honraria foi aprovada por unanimidade em 2024, quando José Cândido completou 100 anos de vida.