Bruna Furlan é reeleita presidente pela Comissão de Saúde; Oseias de Madureira segue como vice
Colegiado destacou importância de ouvir e atender as demandas regionais durante o biênio 2025-2027; reuniões serão todas as quartas-feiras, às 11h
Foto: Carol Jacob
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo elegeu, nesta quarta-feira (21), a deputada Bruna Furlan (PSDB) como presidente. Na mesma votação, Oseias de Madureira (PSD) foi escolhido vice-presidente do colegiado. Os dois parlamentares foram reconduzidos aos cargos com nove votos para o biênio 2025-2027.
Bruna Furlan agradeceu a oportunidade de continuar conduzindo os trabalhos do colegiado e o apoio recebido nos dois últimos anos. Segundo a presidente, isso permitiu avanços importantes que estimulam a Comissão a seguir adiante com o ânimo redobrado. “Ao longo do próximo período, vamos construir propostas para o avanço da saúde no Estado, a fim de aprimorar as políticas públicas e garantir o melhor atendimento à população”, destacou a deputada.
Já Oseias de Madureira destacou que os parlamentares irão trabalhar com muita responsabilidade e equilíbrio para alcançar as melhores soluções para a saúde dos paulistas. “Vamos ouvir e fiscalizar as necessidades das populações regionais a fim de atender as demandas. Isso vai trazer maior eficácia e assertividade para os trabalhos da Comissão”, frisou.
Plano de Trabalho
Durante a reunião, os parlamentares sugeriram ações e estratégias importantes para incluir no plano de trabalho do colegiado ao longo dos próximos dois anos.
A principal medida elencada foi o reforço da regionalização da saúde no Estado. A iniciativa é baseada na necessidade de os representantes da Comissão visitarem as regiões paulistas para ouvir e atender as demandas da população. “Isso vai ajudar a enxergar melhor os problemas locais e fará com que a Comissão se torne mais atuante”, disse o deputado Elton (União).
Outra questão abordada foi a necessidade de ampliar a frequência das visitas dos parlamentares aos hospitais públicos, filantrópicos e terceirizados dos municípios paulistas, a fim de conhecer melhor os desafios e solucioná-los. “É preciso um olhar mais aguçado e atento para oferecer uma qualidade de vida melhor para a população”, reforçou a deputada Edna Macedo (Republicanos).
Nesse contexto, os parlamentares Itamar Borges (MDB) e Valdomiro Lopes (PSB) também destacaram a necessidade da abertura de novos leitos e o preenchimento dos que estão vagos.
Além disso, o deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT) pontuou a importância de desenvolver, em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado, um projeto com políticas públicas para o tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Também foi pauta da reunião a importância de dedicar esforços para desenvolver a telemedicina, que é a prestação de serviços de saúde por meios virtuais. “A telemedicina é o futuro. O recurso ajuda as solucionar as dificuldades enfrentadas pelos moradores de áreas rurais”, disse o deputado Marcelo Aguiar (Podemos).
Ainda estiveram presentes na reunião Alex Madureira (PL), Dani Alonso (PL), Ana Perugini (PT), Thainara Faria (PT), Alex Madureira (PL) e Gilmaci Santos (Republicanos).
No final do encontro, os parlamentares definiram que as reuniões da Comissão de Saúde serão às quartas-feiras, às 11 horas.