Etecs apresentam nova especialização técnica em Gastronomia Brasileira
Curso voltado a técnicos e graduados da área de alimentos será oferecido gratuitamente na Capital e em Mairinque; inscrições para o Vestibulinho seguem até 10 de junho
A especialização técnica em Gastronomia Brasileira é uma das novidades do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2025. A formação gratuita é voltada a profissionais com formação técnica ou superior na área de gastronomia. Interessados podem se inscrever no processo seletivo até 10 de junho, pelo site vestibulinho.etec.sp.gov.br.
Inédito no Centro Paula Souza (CPS), o curso será oferecido na Etec Santa Ifigênia, na Capital (40 vagas), e na Etec de Mairinque (30 vagas), com duração de um semestre e carga horária de 240 horas, no período noturno. A formação prepara o aluno para atuar com ingredientes e técnicas da culinária nacional, desenvolvendo habilidades em pré-preparo, corte, cocção, conservação de alimentos típicos e elaboração de fichas técnicas e cardápios representativos.
O mercado de gastronomia no Brasil tem se mostrado aquecido, impulsionado pelo crescimento do setor de serviços, turismo e valorização da cultura alimentar brasileira. A demanda por profissionais especializados em culinária regional cresce, tanto em estabelecimentos tradicionais quanto em iniciativas empreendedoras, que apostam na valorização dos sabores e ingredientes nacionais. O especialista técnico em Gastronomia Brasileira poderá trabalhar em cozinhas profissionais, buffets, restaurantes, meios de hospedagem e embarcações, como cruzeiros marítimos.
“A formação representa uma oportunidade de aprofundamento técnico e cultural. Valoriza a identidade da gastronomia brasileira e prepara o aluno para se destacar em um mercado competitivo e em constante transformação. Importante destacar que as aulas são totalmente práticas e as atividades ocorrem três vezes por semana”, explica Carlos Moraes, coordenador do curso na Etec de Mairinque.
Inscrições abertas
As inscrições para o Vestibulinho das Etecs do segundo semestre de 2025 podem ser feitas até o dia 10 de junho, exclusivamente pelo site vestibulinho.etec.sp.gov.br. O exame será aplicado no dia 6 de julho. A avaliação é o caminho para quem deseja cursar o Ensino Técnico ou uma Especialização Técnica gratuita das Etecs. O processo seletivo conta com mais de 36 mil vagas, para cursos técnicos e especializações técnicas, distribuídas por todo o Estado de São Paulo.
Principais datas do Vestibulinho das Etecs para o segundo semestre de 2025:
até 10 de junho: inscrições para o Vestibulinho das Etecs
26 de junho: divulgação dos locais de prova
6 de julho (domingo), às 13h30: realização da prova
7 de julho, a partir das 15 horas: divulgação dos gabaritos oficiais
14 de julho, a partir das 16 horas: divulgação da classificação geral