Guardas Municipais do CIOESTE se preparam para viagem a Brasília em defesa das PECs 18 e 57

O Grupo de Trabalho da GCM (GT da GCM) do CIOESTE se reuniu nesta sexta-feira, 25/07, sob coordenação do comandante Diego Roque, de São Roque, ao lado da assessora Letícia Galdino e da Dra. Ana Luiza Castro Prime, ambas do Consórcio.

Entre os temas discutidos, destaque para a organização da ida dos comandantes da região a Brasília, no dia 2 de setembro, para o seminário “A Importância do Papel da Polícia Municipal no Sistema de Segurança Pública Brasileiro”, que debaterá as PECs 18 e 57. A viagem contará com apoio logístico do CIOESTE e visa fortalecer o movimento nacional pelo reconhecimento das Guardas Municipais como órgãos constitucionais de segurança pública.

A mobilização integra uma pauta permanente das Guardas Municipais e da Associação dos Comandantes da GCM, que há anos defendem, com apoio do CIOESTE, o fortalecimento institucional da categoria, o acesso a recursos federais, a criação de centros regionais de formação e a isonomia com outras forças de segurança.

A PEC 18/2021, de autoria do governo federal, busca incluir as Guardas no artigo 144 da Constituição, reconhecendo-as como forças de segurança pública. Já a PEC 57/2023 propõe transformar oficialmente as GCMs em Polícias Municipais, com poder de polícia ostensiva e carreira estruturada. Ambas as propostas convergem na valorização da atuação das Guardas e na garantia de seus direitos.

Durante a reunião, também foram abordadas ações conjuntas entre os municípios para coibir depredações ao patrimônio público, e iniciou-se o planejamento do 6º Encontro de Guardas Municipais Femininas, previsto para 2026, com inspiração na edição deste ano que acontece em Monte Alto (SP), no dia 28 de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.