Legislativo osasquense aprova projeto que enfatiza trabalho de policiais femininas

Proposta institui Dia Municipal das Mulheres das Forças de Segurança Pública

O plenário da Câmara Municipal de Osasco aprovou quatro projetos na Sessão Ordinária desta terça-feira (26). Um dos destaques da pauta e que segue para o Executivo é a proposta que destaca o trabalho das mulheres que atuam na área de segurança pública.

De iniciativa da vereadora Stephane Rossi (PL), o Projeto de Lei 38/2025 cria o Dia Municipal das Mulheres das Forças de Segurança Pública em Osasco, a ser celebrado anualmente em 9 de março. O objetivo é reconhecer o trabalho essencial das mulheres que atuam nas polícias civil e militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal.

“A escolha da data recorda a importância de reconhecer o papel feminino em áreas historicamente desafiadoras e de mulheres que têm contribuído para uma sociedade mais justa e mais segura”, disse Stephane. 

A escolha da data é também uma homenagem à ex-vereadora Ana Paula Rossi, falecida em 2024, e que teve atuação de destaque na defesa dos direitos das mulheres. Ana Paula foi autora de iniciativas como o Programa de Atenção, Proteção e Defesa da Mulher Vítima de Violência (Prodamu) e o Projeto Guardiã Maria da Penha (GMP). 

O projeto, aprovado em segundo turno, segue agora para apreciação do prefeito Gerson Pessoa (Podemos), que poderá sancionar ou vetar. 

Segurança no trânsito

O plenário iniciou o processo de discussão e votação do Projeto de Lei 86/2025, que institui o mês Outubro Caramelo, dedicado à conscientização sobre a segurança dos animais no trânsito. 

Segundo o autor, vereador Alexandre Capriotti (PL), o objetivo principal é “promover ações de conscientização e estabelecer diretrizes para a proteção da vida animal em vias públicas, buscando reduzir atropelamentos e garantir a segurança para condutores e animais”. Antes de seguir para o Executivo, a matéria deve passar por votação em segundo turno na sessão da próxima terça-feira (28).

Os parlamentares ainda aprovaram dois Projetos de Decreto Legislativo (PDLs). De Josias da Juco (PSD), o PDL 52/2024 dispõe sobre concessão de Cartão de Prata à clínica ZY Odontologia. Já o PDL 59/2024 diz respeito à entrega da mesma honraria à AVA-SP – Associação Verbo Amar do Jardim Primeiro de Maio. O proponente é Paulo Junior (PRD).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.