Vereadores aprovam projeto que declara Osasco e Cedro (CE) cidades-irmãs
Plenário aprovou três projetos e acolheu um veto na 45ª sessão ordinária
O plenário da Câmara Municipal de Osasco aprovou nesta quinta-feira (28), durante a 45ª Sessão Ordinária, projeto do Executivo que declara “Cidades-Irmãs” os municípios de Osasco (SP) e Cedro (CE).
Com a ação, os dois municípios poderão realizar ações de cooperação e convênios em áreas como cultura, educação, práticas administrativas, desenvolvimento econômico, social e tecnológico.

O Projeto de Lei 136/2025 atende a indicações dos vereadores Lúcia da Saúde (Podemos) e Josias da Juco (PSD), reconhecendo a importância dos laços históricos, culturais e sociais entre os cidadãos dos dois municípios.
“Esses laços se manifestam em diversas expressões culturais e comunitárias, como festas típicas, associações de conterrâneos, atividades culturais e manifestações populares que enriquecem o tecido social de Osasco”, justificou o prefeito Gerson Pessoa, no texto.
O projeto foi motivado pelo fato de que parcela significativa da população osasquense é composta por migrantes e descendentes do interior cearense, especialmente da região do Cariri e do Centro-Sul, onde Cedro está localizada. A vereadora Lúcia da Saúde é natural de Cedro e mantém vínculos fortes com a comunidade cedrense.

Aprovada com 17 votos favoráveis, em primeiro turno, o texto precisa passar por nova votação antes de virar lei. A previsão é que o projeto seja votado na sessão ordinária da próxima terça-feira (2).
Segurança no trânsito
Os vereadores também votaram outros projetos durante a 45ª Sessão Ordinária.
De iniciativa do vereador Alexandre Capriotti (PL), o Projeto de Lei 86/2025 institui o mês Outubro Caramelo, dedicado à conscientização sobre a segurança dos animais no trânsito do município.
Segundo Capriotti, a proposta é motivada pelo grande número de animais mortos em estradas e rodovias, devido a atropelamentos. “A iniciativa busca educar a população sobre a importância de compartilhar as vias com os animais, prevenir atropelamentos e promover a coexistência harmoniosa entre humanos e animais por meio de ações educativas e campanhas de conscientização”, explicou o parlamentar.
O projeto foi aprovado em segundo turno e agora segue para análise do prefeito Gerson Pessoa (Podemos), que poderá sancionar ou vetar.
Veto e honraria
O plenário ainda acolheu veto total do Executivo ao Projeto de Lei 23/2025, do vereador Heber do JuntOz (PT). A matéria tratava da criação de cursos extensivos preparatórios para o ingresso no ensino superior, em escolas técnicas e foi vetada por vício de iniciativa.
O último item aprovado foi o Projeto de Decreto Legislativo 60/2024, do vereador Paulo Junior (PRD), para concessão de Placa Comemorativa à Igreja Videira Osasco.
