Legislativo osasquense homenageia organização civil que facilita acesso à moradia social
Construide recebe Placa Comemorativa por impacto na área de habitação popular
Ajudar a realizar o sonho da conquista da casa própria, com propósito, dedicação e movida pelo amor ao próximo. Isso é o que resume o trabalho da Construide – Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua com projetos de inclusão habitacional e recebeu homenagem da Câmara Municipal de Osasco na noite da última quarta-feira (1).
A OSC recebeu a honraria Placa Comemorativa, em reconhecimento ao trabalho social, que viabiliza acesso à moradia a famílias em situação de vulnerabilidade social em Osasco e outros municípios brasileiros.
O vereador Guilherme Prado (PRD) foi o proponente da homenagem à Construide, que em oito anos de atividades, impactou cerca de 30 mil vidas – entre voluntários, colaboradores e famílias contempladas com a casa própria.
Guilherme Prado enalteceu o trabalho dos voluntários e colaboradores, que põem a mão na massa para levar dignidade a tantas pessoas. Ele agradeceu às famílias pela confiança na OSC e a todos que colaboram com o trabalho. “Ver a Construide impactando a vida dessas famílias é incrível demais. Quero agradecer a todos vocês por mudar a vida de cada uma dessas pessoas”, afirmou.
Fundador e diretor-executivo da Construide, Bruno Bordón emocionou-se e dedicou a homenagem a todos que contribuem com o trabalho. “Que honra receber essa premiação, mas todo mundo que está aqui faz parte disso. São vocês que estão levando essa placa para casa e eu fico muito feliz. Obrigado por acreditarem na Ong”, disse, com lágrimas nos olhos.
Também tomada pela emoção, Francinete Isaac da Silva, a Dona Neta, representou as famílias atendidas. Ela conquistou o sonho da casa própria com a ajuda da Construide, após 27 anos de luta. “É a casa que eu sempre sonhei e pedi a Deus. Que todos tenham fé, acreditem em seus sonhos”, declarou.
A história da Construide começou em 2018. Um ano depois, o engenheiro Mateus Silveira entrou como voluntário e teve a vida transformada. “Mais do que as famílias que a gente impacta as vidas, do trabalho braçal, somos uma família”.
Diretora de operações da Contruide, Flávia Figliorino também enfatizou o impacto nas famílias atendidas e a mudança de vida que a experiência trouxe a ela própria. “A gente não está aqui só para entregar casa, mas porque acredita em um Deus que se importa com a dignidade dos seus filhos”.
Parceira da Ong, a diretora jurídica da Deveck Construtora e Incorporadora, Tainá Bergara Devechio, enfatizou a seriedade do trabalho e a dedicação do grupo. “A Construide coloca o interesse dessas famílias acima de qualquer coisa, primeiro pela confiança em Deus, segundo pela confiança no trabalho que fazem”.
Secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Sérgio Di Nizo parabenizou Guilherme Prado por propor a homenagem e convidou todos a conhecerem o trabalho da Construide. Márcia Moraes e Guilherme Bordón – respectivamente mãe e irmã do fundador da ong, também usaram a Tribuna e destacaram o impacto social do trabalho de Bruno Bordón e dos voluntários.
