Festa “Vem Cer Criança” promove alegria e interação para famílias

No último dia 16, quinta-feira, houve a 2ª edição da festa “Vem Cer Criança”, por iniciativa do Centro Especializado de Reabilitação (CER), da Secretaria de Saúde de Barueri. A fim de que os pais e familiares pudessem conciliar o evento com outras atividades, houve uma sessão pela manhã e outra à tarde. “Nosso objetivo é proporcionar interação com as crianças e que elas possam viver esse momento de diversão com suas famílias. Há várias atrações aqui: pintura facial, tatuagem adesiva, esculturas em bexigas, cabelo colorido e shantala (massagem corporal) também”, revela Madalena de Oliveira Gonçalves, diretora do CER.  

Para animar a festa, houve a participação de um grupo de professores do CRPI (Centro de Referência da Primeira Infância (CRPI), ligado à Secretaria de Educação de Barueri. Eles, que compareceram fantasiados de personagens muito adorados pelas crianças, montaram um “Espaço Brincante” e conduziram várias brincadeiras com a participação dos usuários e de seus responsáveis. “Trouxemos muitos ‘elementos não estruturados’ aqui: canudos de refrigerante, tubos e cones de linhas de tricô, latas de leite que transformamos em tambores e até as cantoneiras de papelão que protegiam os chromebooks usados pelos alunos da rede municipal. Tudo o que não serve para outras secretarias pode ser muito útil para nós. Queremos mostrar para os pais que não é preciso gastar dinheiro para que haja diversão em casa”, conta Ricardo Francisco Santos, coordenador de Ações Externas do CRPI.  

Música  
Na sala de musicoterapia, foram colocados vários instrumentos, verdadeiros e de brinquedo (prato, triângulo, tambor e muitos outros), à disposição da criançada. Uma servidora ainda cantou alguns sucessos do cancioneiro infantil, acompanhada de um violão.  

À tarde, o som ficou por conta do violonista César Freitas, servidor do Centro-Dia da SDPD. Muitos pais e crianças o acompanharam nas cantigas infantis. Quando chamou o conjunto Baquetabate (formado por 10 usuários da SDPD), uma participação chamou a atenção: o instrumentista Abraão José de Lira acompanhou com o triângulo duas músicas que estão longe de serem consideradas forró: “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa, e “Maracangalha”, de Dorival Caymmi.  

Saiba mais 
Massagem relaxante  

O ensino da shantala também ganhou a adesão de várias mamães, numa sala bem aromatizada ao lado. Ao som de uma música bem calma, elas aprenderam a técnica de relaxamento originária da Índia, que promove o desenvolvimento sensorial nos bebês, e foram orientadas a fazer o mesmo em casa.  

Oficina de artesanato  
Os monitores do CRPI ministraram uma oficina de artesanato semelhante à técnica japonesa Oshibana. As folhas e sementes de árvores caídas no Parque Dom José foram coladas e fechadas numa tela de fita adesiva grossa. Pedaços de papelão ou palitos de sorvete serviam de molduras para a satisfação dos pais e dos filhos.  

Opinião  
Luciana Carvalho de Araújo, moradora do Jardim Mutinga, frequenta o CER semanalmente, onde traz o filho de um ano e cinco meses: “O Diogo tem consultas com fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo e nutricionista desde agosto. Sinto que ele está melhorando, e uma festa como essa deixa a nossa família muito satisfeita”, disse ela.  

Sobre o CER  
O Centro Especializado de Reabilitação existe desde 2017, em substituição ao antigo Departamento de Atendimento Especializado (DAE). Ocupa grande parte das salas do primeiro andar da SDPD, onde trabalham cerca de 55 profissionais (médicos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais etc.).  

Lá são realizados cerca de 1.300 atendimentos todos os meses para adultos e crianças com deficiência auditiva, física e intelectual. Atende também crianças para estimulação precoce, de zero a três anos, inclusive com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.