Câmara de Osasco aprova projeto que reconhece importância dos psicopedagogos
Iniciativa visa fortalecimento de políticas públicas e valorização profissional
Reconhecer o papel dos psicopedagogos no desenvolvimento educacional e dar visibilidade à classe. Esses são os objetivos do projeto aprovado nesta terça-feira (21), durante a 60ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Osasco.
Proposto pelo vereador Laércio Mendonça (PDT), o texto institui o Dia do Psicopedagogo no Calendário Oficial do Município de Osasco, a ser lembrado anualmente no dia 12 de novembro, por meio de ações de conscientização e de valorização da categoria.

“Esse projeto não é apenas uma homenagem, é um ato de reconhecimento e valorização de uma profissão fundamental para a educação e para a saúde mental das nossas crianças, adolescentes e adultos”, disse Laércio.
O trabalho dos psicopedagogos é fundamental para compreender as dificuldades dos alunos e dar direcionamento para saná-las, ajudando a evitar problemas como fracasso, evasão escolar, melhorando a autoestima dos alunos.
Segundo Laércio, trata-se de uma profissão essencial, que precisa ser valorizada”. Ele acredita que a aprovação da nova data no calendário sirva como incentivo para o fortalecimento de políticas públicas nas áreas de educação e saúde.
O projeto foi aprovado em segundo turno e segue agora para apreciação do prefeito Gerson Pessoa (Podemos), que poderá sancionar ou vetar.
Outra proposta aprovada em segundo turno nesta terça-feira é o Projeto de Lei 148/2025, do vereador Alexandre Capriotti (PL), que cria a Campanha “Todos Contra a FIV e FELV” de conscientização sobre a Imunodeficiência Viral Felina (FIV) e a Leucemia Viral Felina (FeLV).
Honrarias
O plenário ainda aprovou, em primeiro turno, o Projeto de Resolução nº 10/2025, do vereador Laércio Mendonça, que institui a honraria “Centenário Osasquense” na Câmara de Osasco. O objetivo é reconhecer a atuação de pessoas que passaram dos 100 anos de idade e que muito contribuíram para o município.
Aprovado com 18 votos favoráveis, em discussão única, o Projeto de Decreto Legislativo 24/2025 trata da concessão de título de Cidadão Osasquense ao ex-vereador, ex-deputado estadual e mentor do Programa Nossa História, Sebastião Bognar. O autor é o vereador Josias da Juco (PSD).
