Câmara no Bairro leva serviços de utilidade pública à Zona Sul de Osasco
Sexta edição do projeto aconteceu no Jardim Conceição, no último sábado (6)
Vagas de emprego, vacinação, aferição de pressão e controle de glicemia, balcão da justiça eleitoral, atividades recreativas e orientações sobre segurança alimentar. Esses foram os principais serviços oferecidos à população do Jardim Conceição, no último sábado (6), durante a sexta edição do programa Câmara no Bairro.
Criado em 2023, com o intuito de aproximar os cidadãos do Poder Legislativo da cidade e estimular a participação na definição de políticas públicas, o Câmara no Bairro aconteceu em um dos bairros mais populosos do município.
As atividades aconteceram na Arena do Jardim Conceição, durante todo o dia, com início às 9 horas e conclusão dos serviços às 16 horas. As atividades aconteceram com apoio de entidades parceiras, como a Secretaria municipal de Emprego, Trabalho e Renda (Setre), Banco de Alimentos, Mercado Livre, Secretaria municipal de Saúde, Justiça Eleitoral e Escola Clara Luz.
O presidente do Legislativo, vereador Carmônio Bastos (Podemos), ressaltou a importância da parceria entre a Câmara, a Prefeitura, entidades parceiras e os moradores da região. “Tudo isso só foi possível, graças ao empenho de todos, à união dos vereadores e o compromisso com o bem e com o cidadão osasquense”, disse.
Morador do Jardim Conceição há mais de 50 anos, Orlando da Silva acredita que o novo formato do programa é muito positivo. “Lideranças de vários partidos se unem em torno desse projeto e é preciso que isso continue, que o povo se interesse pela política. É importante o que está acontecendo aqui hoje”, declarou.
Além do presidente Carmônio Bastos, estiveram presentes os vereadores Laércio Mendonça (PDT), Pedrinho Cantagessi (União), Rodolfo Cara (Podemos), Gabriel Saúde (Agir), Délbio Teruel (União), Elsa Oliveira (Podemos), Stephane Rossi (PL), Guilherme Prado (PRD), Batista Comunidade (Avante), Paulo Junior (PRD), Sérgio Fontellas (Republicanos), e os secretários municipais de Finanças, Pedro Sotero, de Emprego, Trabalho e Renda, Michel Figueredo, e de Segurança Alimentar e Nutricional, Sustentabilidade e Inovação Social, João Pucciarello Perez.
Atendimentos
A tenda da Justiça Eleitoral foi uma das mais movimentadas. A população que participou pôde fazer cadastro para emissão de título eleitoral, atualização de dados, dentre outros serviços.
Os mais de 68 atendimentos da equipe da Escola Clara Luz ajudaram a identificar problemas como hipertensão e diabetes. “Teve uma criança que não sabia que era diabética e deu 191 de glicemia. A mãe dela não fazia ideia e, com a nossa ajuda, foi orientada a fazer acompanhamento médico”, explicou a aluna do curso técnico de enfermagem, Cristiane Aparecida Caetano.
A tenda da secretaria de Saúde ofertou vacinas contra febre amarela, gripe, hepatite B, tríplice viral, HPV e antitetânica, com lançamento direto no sistema de saúde do município.
O Banco de Alimentos distribuiu 300 cestas de alimentos, totalizando quase três toneladas. “A gente veio aqui para dar orientações sobre educação alimentar e distribuir alimentos saudáveis. Nossa missão é essa, vir a campo mesmo e fazer contato com a população”, explicou João Pucciarello Perez.
Graziela Alves Martins, da área de eventos do Mercado Livre, avaliou positivamente a participação no evento. “A gente tem uma parceria muito bacana com Osasco. Já realizamos dois mutirões aqui e esse está com estrutura muito acolhedora e organizada”, disse. A empresa ofertou vagas de auxiliar de logística, para atuação no Centro de Distribuição em Cajamar.
Cristiane Pinheiro, do Portal de Empregos da Zona Sul, destacou as vagas do Feirão de Empregos tanto para pessoas sem experiência como para profissionais especializados, em parcerias com empresas como Rede D´Or, Cacau Show e da área de logística.
