Projeto cria aplicativo para agendar consulta médica na rede pública de Osasco
Começou a tramitar na Câmara Municipal de Osasco o Projeto de Lei 50/2019, que autoriza a Prefeitura a criar um aplicativo para realizar o agendamento, confirmação e cancelamento de consultas e exames nas unidades básicas de saúde (UBS) e policlínicas da cidade.
O autor do projeto é o Vereador Jair Assaf (PROS). Na justificativa da proposta, ele afirma que a criação da ferramenta facilitará a vida da população, evitando deslocamentos desnecessários dos pacientes.
“A implantação do aplicativo também é de suma importância no aproveitamento de vagas disponíveis com a desistência de pacientes, que ficam ociosas enquanto há fila de espera. Ressalta-se que o aplicativo poderá conter outras funções, como alerta de agendamentos e orientações para preparo antes da realização de exames”, argumenta o parlamentar.
Assaf também aponta que ferramentas do tipo já são utilizadas em Santos e Santana de Parnaíba, entre outras cidades. Em São Paulo, o aplicativo Agenda Fácil foi criado em 2017 e chegou a todas as UBS do município no ano passado.
No entanto, para virar lei, o protocolado precisa antes passar por discussão na Câmara.