Teatro de Osasco recebe espetáculo para estudantes da rede pública

Nos dias 27 e 28 de maio, alunos de escolas públicas de Osasco terão a oportunidade de assistir ao espetáculo “Presente de Cecília”, projeto do Grupo Marquise – empresa da qual a EcoOsasco faz parte – em conjunto com House Cultura e apoio da Prefeitura de Osasco.

Será uma oportunidade desses estudantes terem contato com a arte e mensagens educativas sobre sustentabilidade e inclusão social. A apresentação será no Teatro Municipal Gloria Giglio em sessões exclusivas, às 9h e 14h.  

O espetáculo conta, de forma metafórica, a história de Marquinhos – uma criança que vem do futuro para explicar para a pequena Cecília, que vive no presente, sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações. 

“Nosso intuito é plantar a semente da responsabilidade socioambiental nas crianças. Queremos que elas sejam multiplicadoras da mensagem de que é preciso agir hoje para garantir o amanhã, e que entendam seus direitos e responsabilidades nesse processo”, ressalta Hugo Nery, presidente da Marquise Ambiental, que faz parte do Grupo Marquise, um dos idealizadores do projeto em conjunto com a empresa House Cultura.

A diretora artística da peça, Maria Vitória, comenta que a história tem um final feliz. “A geração presente consegue salvar a geração futura. Queremos que toda essa garotada entenda a força que tem para ajudar a salvar o planeta das interferências humanas feitas de forma irresponsável para que a gente também tenha um final feliz”, finaliza.

Gustavo Wanderley, diretor de planejamento da House Cultura, explica que, além dos atores principais, o espetáculo contará também com a participação de um intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), reforçando o contexto social dessa ação. “Não será apenas uma tradução do texto. Será um ator encenando e fazendo parte de todo o enredo”, explica.

Após o espetáculo, que será encenado no Teatro Glória Giglio, os estudantes irão participar de jogos interativos sobre as diferenças entre os tipos de lixo, hoje chamados de resíduos, e também receberão materiais educativos sobre o tema desenvolvidos pelo programa Ecocidadão, da Marquise Ambiental, que desenvolve, desde 2005, uma série de atividades visando a conscientização de crianças e comunidades de grandes pontos geradores de lixo em diversos municípios brasileiros.

O projeto do espetáculo “Presente de Cecília” foi concebido pela House Cultura e pelo Grupo Marquise, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Osasco através da Secretaria de Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.