Portugal e seus encantos

Conforme prometemos, nesta semana, vamos detalhar um pouco mais sobre a bela Serra da Estrela em Portugal , que tem sua região protegida pela Unesco, como patrimônio da humanidade.
Então um lugar assim, merece uma atenção especial. Situada na região do Centro, designa a cadeia montanhosa onde se encontram as maiores altitudes de Portugal Continental. O ponto mais elevado, com 1993 metros de altitude e denominado Torre, torna-a na segunda montanha mais alta de Portugal.
Mas é importante dizer que as paisagens são sempre lindas, não importa a época do ano.

O que visitar na Serra ?
Cada época tem seu encanto e você pode escolher as atividades/ passeios que melhor se adequarem ao período de sua viagem, por exemplo : para caminhadas é de maio a outubro, para o esqui prefira de dezembro a fevereiro e para as praias fluviais das 25 lagoas o período e de julho a setembro.
A Serra é também rica do ponto de vista hidrológico, três rios nascem nela o Rio Mondego; o Rio Zêzere;- (que 200 Km). E o  Rio Mondego. Os quais beneficiam as três maiores bacias hidrográficas do país: Douro, Mondego e Tejo – e sem que se apercebam, todos os dias, os habitantes de Lisboa, Porto e Coimbra usufruem e dependem da água proveniente da Serra da Estrela, conforme falamos no artigo anterior.
Saindo de Lisboa, a distância a ser percorrida até a Serra da Estrela é de quase 300 quilômetros. De carro o trajeto deve ser feito pela autoestrada A1 e A23 (que possui pedágio), porém existem outras opções. Caso você esteja no Porto (Norte do país) a distância até a serra é de pouco menos de 200 quilômetros e o trajeto deve ser percorrido pela A1 e A25 (com pedágio).
O turista pode chegar de trem ou ônibus, e a cidade de destino final é Covilhã, depois de chegar no município o mais adequado é pegar um táxi até o local onde pretende se hospedar.
Alguns dos lugares mais visitados são:

Loriga
Devido à sua extraordinária paisagem e localização geográfica e também conhecida como a suíça portuguesa. Rodeada por montanhas, das quais se destacam a Penha dos Abutres (1828m de altitude) e a Penha do Gato (1771m), é abraçada por dois cursos de água: a Ribeira de Loriga ou “Courelas ou “Nave”, e a Ribeira de S. Bento. A Ribeira de Loriga, é um dos maiores afluentes do Rio Alva.

Covão
O Covão da Ametade é um dos locais mais simbólicos e mais belos da Serra da Estrela. Está localizado no início do Vale Glaciário do Zêzere. Trata-se de uma depressão mal drenada situada num covão glaciar a jusante do covão cimeiro.
Apesar do local estar a uma quota perto dos 1500 metros de altitude, só não está acessível nos dias de inverno mais rigoroso em que as estradas não permitem passagem devido à queda de neve.
Linhares da Beira
Aldeia medieval do séc. XII, Linhares da Beira possui uma diversidade arquitectónica ímpar, fruto do legado de várias épocas. Em 1169, recebeu o seu primeiro floral, atribuído por D. Afonso Henriques. Mas só mais tarde, no reinado de D. Dinis, foi erigido o seu imponente Castelo, ex-líbris da aldeia e principal cartão de visita nos nossos dias. Deambular pelas ruas desta aldeia museu é fazer uma incursão ao passado, à sua história, e sentir a brisa do Vale do Mondego e acariciar-nos o rosto.

Torre
A cidade leva esse nome porque no final da estrada (que é pavimentada) há uma rotunda com um monumento simbólico da Torre. No inverno, tem estação de esqui para aproveitar e nas demais épocas do ano a vista que o local oferece já é o suficientes para maravilhar os olhos e a alma.

Unhais da Serra
Também conhecida como a “A Pérola da Beira” por outros a “Sintra da Covilhã”, encontra-se situada num vale cavado nos granitos da Estrela por glaciares, inicia-se no planalto da Torre aos 1991 metros de altitude, vendo o seu desfecho a uma altitude de 500 metros no lugar das Taliscas.
O topónimo Unhais significa povoação velha por excelência. Escondida entre as grandes dobras da Serra da Estrela é um vale fértil, onde se encontram variadas nascentes de águas termais..

Alvoco da Serra
Situada no coração do Parque Natural da Serra da Estrela, Alvoco da Serra é uma localidade de fortes tradições e origens muito antigas, conservando alguns vestígios da presença dos romanos, entre lendas e histórias antigas oferece um passeio maravilhoso.

Boa viagem! Curta muito!
www.senator.com.br/
WhatsApp: 11 98335-1866

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.