Programa Meu Futuro eleva cada vez mais a autoestima dos trabalhadores de Barueri

A ideia inicial era fortalecer a classe trabalhadora da cidade de Barueri por meio da qualificação profissional, mas após um ano de projeto o saldo tem ido além. O Programa Meu Futuro, idealizado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (SICT), acaba de iniciar sua 7ª fase e a cada evento de entrega de certificados nota-se que os alunos se sentem mais seguros, empoderados e preparados para buscar melhores oportunidades no mercado de trabalho. 

Concluindo o curso de cuidador, o jovem Roberto Rivelino dos Reis corrobora tal afirmação. “Me deu muita esperança de que vou conseguir trabalhar na área, já estou procurando, o mercado está bem aquecido na área de cuidador de idosos, me ajudou bastante mesmo. Me deu mais autoconfiança e agora eu sei que estou mais preparado para conseguir alguma coisa no mercado de trabalho”, afirma.  

Esse resgate da autoestima é muito importante nesse processo, conforme destaca o secretário da pasta, Joaldo Macedo Rodrigues – o Magoo. “Qualificar-se é isso: estar preparado em todos os níveis. Ver que os nossos alunos estão indo em busca das vagas mais firmes e confiantes, além de melhor preparados para disputar de igual para igual, nos dá ainda mais garra para batalhar por esse projeto”, diz. 

O secretário reforça que muitas portas vêm se abrindo. “Já temos vários casos, com muito êxito, de alunos que, pós-curso, já conseguiram vaga no mercado de trabalho. Isso nos deixa muito felizes porque é resultado de um projeto que foi bem construído e está aí ajudando o nosso povo”, comemora Magoo.  

Chegando à 7º turma 

No evento de recepção aos novos alunos e de entrega de certificados aos concluintes que aconteceu no último dia 12, no Centro de Eventos, Magoo revelou que outras iniciativas estão em curso para ajudar ainda mais quem busca os cursos. A SICT está investindo em uma ação coordenada de indicação dos alunos diretamente às empresas, facilitando ainda mais o ingresso deles em vagas formais. 

Além disso, em uma parceria com o Sebrae Aqui – Barueri, estarão oferecendo em breve capacitação em empreendedorismo aos alunos que fazem cursos de áreas de atuação liberal, como é o caso de eletricista residencial, pintor de obras, pedreiro revestidor e instalador hidráulico, por exemplo.  

Só nesta nova fase foram disponibilizadas 680 vagas, distribuídas em 11 cursos, dentre eles um novo: instalador hidráulico, que, conforme explicou Magoo, tem bastante procura na região. Já a 6ª fase formou 340 pessoas. Desde que começou, em maio de 2018, o Programa Meu Futuro já certificou 2.779 munícipes em 21 qualificações implementadas até o momento; ao todo são 25 opções. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.