Consultório na Rua participa de ações do Julho Amarelo em Osasco

Em operação conjunta com a Secretaria de Assistência Social, servidores do programa Consultório na Rua, do Serviço de Atenção Básica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco, participam no próximo dia 24 das ações que ocorrem este mês da campanha do “Julho Amarelo”, voltadas ao combate às hepatites virais, cuja transmissão, dependendo do tipo da doença, se dá através de relações sexuais, parto ou amamentação, compartilhamento de objetos pessoais ou por meio de alimentos e água contaminados, entre outros.

De acordo com a coordenadora do Consultório na Rua, Carmem Guedes, no dia 24/7, das 9h às 14h, sua equipe realizará testes para hepatites, HIV e Sífilis com moradores em situação de rua na unidade do Centro Pop, localizada no Jardim Piratininga (Rua Martin Afosno, 244).

A estimativa é de que sejam atendidas cerca de 90 pessoas em situação de rua do município.

Pinacoteca

Na próxima sexta-feira, 12, também em ação conjunta com a Secretaria de Assistência Social, a equipe do Consutório na Rua levará 15 pessoas que integram as atividades do Centro Pop para conhecerem as instalações e exposições da Pinacoteca do Estado, na capital (Praça da Luz, 2).

No início deste ano, funcionários da Atenção Básica participaram, por um mês, de curso oferecido pela Pinacoteca com o tema “Arte como Reinserção”, cujo objetivo foi capacitar e fazer com que esses profissionais difundam a ideia de que a arte também é um agente transformador na vida de todo cidadão, independentemente de sua condição social.

A ideia é fazer com que os agentes de saúde levem essa mensagem às pessoas em situação de rua e ao conjunto da sociedade, com ações informativas também dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A saída para o passeio à Pinacoteca será às 8h30, do Centro Pop.

A Pinacoteca do Estado é um dos mais importantes museus de arte do Brasil e ocupa edifício construído em 1.900, no Jardim da Luz, no Centro de São Paulo, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.