Cotia participa da Campanha Julho Amarelo contra hepatites virais

Por meio da Campanha Julho Amarelo, que acontece em todo o país, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Cotia, busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce das hepatites virais. Durante o período de 15 a 31 de julho, algumas Unidades Básicas de Saúde e o SAE/CTA [veja abaixo] vão intensificar as ações de orientação e vão disponibilizar testagem rápida para hepatite C, ou seja, as pessoas farão o teste e terão o resultado em poucos minutos.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Silvana Silva, a hepatite C é uma doença silenciosa e, se não tratada precocemente, pode evoluir para cirrose e, em alguns casos, para o câncer. “É importante que as pessoas tomem cuidados e se protejam durante a relação sexual, não compartilhem seringas, alicates de cutícula, entre outros, uma vez que esta doença é transmitida pelo contato com o sangue ou fluídos corporais infectados e, havendo exposição, faça o teste”, alertou.

Durante o ‘Julho Amarelo’, a pessoa que tiver resultado positivo será encaminhada para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), para exames complementares e início de tratamento.

Contra a Hepatite C ainda não tem vacina disponível, no entanto, é importante as pessoas procurarem a UBS com suas cadernetas de vacinação para verificarem a necessidade de recebimento da vacina contra a Hepatite B.

Campanha Julho Amarelo – Cotia

UnidadeSegTerQuaQuiSexSáb
SAE/CTA9h às 15h309h às 15h309h às 15h309h às 15h309h às 15h30 
UBS Recanto Suave 13h às 16h13h às 16h13h às 16h8h às 16h 
UBS Portão9h às 13h9h às 13h 9h às 13h13h às 16h 
UBS Água Espraiada 13h às 16h13h às 16h13h às 16h  
UBS Caucaia     9h às 15hapenas no dia 27/07

Fonte: SECOM/ Foto: Vagner Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.