Maternidade Amador Aguiar realiza 2.756 partos em 8 meses
O Hospital e Maternidade Amador Aguiar realizou 2.756 partos entre janeiro de agosto de 2019, dos quais 1.645 normal, 1.085 cesárea e 11 fórceps. Dentre os partos também foram registrados 15 partos cesárea gemelar.
Os meses com maior movimento foram março, com 450 nascimentos (264 normal, 150 cesárea, 4 fórceps e 2 cesárea gemelar), seguido por abril com 417 nascimentos, sendo 245 normal, 166 cesárea, 3 fórceps e 3 cesárea gemelar. Na sequência vem o mês de fevereiro a com 257 partos normal, 150 cesárea, 1 fórceps e 1 cesárea gemelar.
Para a mulher, a realização do parto natural apresenta várias vantagens. Os índices de infecção e hemorragia são menores. A dor no pós-operatório é bem reduzida e o risco de morte da mãe e do bebê é seis vezes menor, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde, que incentiva o parto normal.
Na Maternidade Amador Aguiar, além do atendimento humanizado, mãe e bebê contam com leitos apropriados para abriga-los. A maternidade também está dotada de UTI Neonatal, um espaço reservado para tratamento de prematuros e de bebês que apresentam algum tipo de problema ao nascer. Nem sempre os bebês internados nas UTIs neonatais estão doentes. Algumas vezes eles estão apenas crescendo e se tornando aptos para respirar, sugar e deglutir.
O superintendente da maternidade, Egídio Malagoli, destaca a importância que as futuras mães devem dar ao pré-natal. “É fundamental, porque quando a mãe apresenta algum problema de saúde, como a hipertensão, o diagnóstico ajuda a tratar a paciente e a evitar complicações no parto. É preciso também ter hábitos saudáveis, com boa alimentação e evitar bebidas alcoólicas”, aconselha.
De acordo com o superintendente, o índice de mortalidade infantil no Amador Aguiar está abaixo de um dígito, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS). É de 9.5 para cada mil nascimentos (referência ano 2018), abaixo da média nacional, que é de 16 para cada mil nascidos vivos.
DIFERENCIAIS
Desde 2017, a Maternidade Amador Aguiar, única que atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Osasco, é hospital-escola e referência em gestações e partos de alto risco, designação concedida pelo Ministério da Saúde, além de ser uma unidade atrativa para profissionais que desejam se especializar em nascimentos humanizados e ter acesso a atendimentos ambulatoriais em instituições como a USP (Universidade de São Paulo) pelo Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, da Faculdade de Saúde Pública, Hospital dos Servidores Público Estadual e Hospital Pérola Byington.
A maternidade também é habilitada pelo Plano de Ação “Rede Cegonha” e ainda recebeu da Unicef o título de “Hospital Amigo da Criança”.
Atualmente a maternidade conta com UTI Adulto, leitos de UCI Neonatal, Casa da Mulher, Banco de Leite, Agência Transfuncional e ala de cuidados das mães de prematuros.